Senar abre inscrições para concursos de produtos artesanais na Sealba Show 2026
As iniciativas buscam fortalecer conexões entre produtores e incentivar a produção de alta qualidade Cotidiano 20/01/2026 13h00 |O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE) promove, dentro da programação oficial da Sealba Show em Itabaiana (SE), concursos para valorizar a produção regional: o II Concurso de Cachaça e Licor Artesanal, o II Concurso Regional de Meles de Apis mellifera e Abelhas sem Ferrão e o I Concurso de Doces e Conservas Artesanais. As iniciativas buscam fortalecer conexões entre produtores e incentivar a produção de alta qualidade nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
As inscrições são gratuitas e realizadas através do portal do Senar/SE. Para os concursos de cachaça artesanal, licor, doces e conservas, o prazo vai até o dia 23 de janeiro de 2026. Já para o concurso de meles, as inscrições seguem até o dia 31 de janeiro de 2026.
Categorias por concurso
Os concursos abrangem os principais eixos da produção artesanal regional:
Cachaça artesanal e licor. (Faça sua inscrição aqui)
Doces artesanais e conservas. (Faça sua inscrição aqui)
Meles . (Faça aqui sua inscrição)
Entrega e julgamento
Os produtos inscritos deverão ser entregues no Stand do Senar Sealba Show em Itabaiana/SE, conforme o cronograma abaixo:
II Concurso de Cachaça e Licor Artesanal: 04 de fevereiro de 2026, até as 10h30.
I Concurso de Doces e Conservas Artesanais: 05 de fevereiro de 2026, até as 10h30.
II Concurso Regional de Meles de Apis Mellifera e Abelhas sem Ferrão: 06 de fevereiro de 2026, até 10:30.
O julgamento será realizado nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro por uma comissão técnica formada por especialistas indicados pelo Senar/SE. As avaliações ocorrerão de forma às cegas (sem identificação do produtor), garantindo a imparcialidade. Os produtos precisam atingir ao menos 75% da pontuação total para serem premiados.
Premiação e organização
Os três melhores de cada categoria receberão certificados de Ouro, Prata, Bronze e Super Ouro. Os vencedores terão o direito de utilizar o selo oficial do concurso em seus rótulos, respeitando o padrão visual da instituição.
A coordenação dos concursos está a cargo da Dra. Gladslene Góes Santos Frazão, Saymo Santos Fontes, Taynã Barbosa de Matos e Ana Carla Queiroz. Conforme o regulamento, os resultados são finais e irrevogáveis.
Acesse os regulamentos: II Concurso de Cachaça e Licor Artesanal, I Concurso de Doces e Conservas Artesanais e II Concurso Regional de Meles de Apis Mellifera e Abelhas sem Ferrão
Fonte: assessoria
