Justiça italiana julga extradição de Carla Zambelli nesta terça-feira
Defesa de Zambelli deve pedir que ela cumpra pena na Itália e alegar más condições da prisão Colmeia, onde ela pode cumprir pena no Brasil Brasil e Mundo | Por Metrópoles 20/01/2026 11h42 |A Corte de Apelação de Roma deve decidir, nesta terça-feira (20), sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli, após três audiências adiadas. O julgamento está marcado para as 9h, no horário de Brasília (14h em Roma).
Zambelli foi condenada no Brasil como autora intelectual da invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e fugiu do país. Atualmente, está presa na Itália.
A expectativa é de que a defesa de Zambelli tente fazer com que ela cumpra pena na Itália e não seja enviada ao Brasil. Os advogados devem alegar que a prisão em que ela pode cumprir pena no Brasil, a Colmeia, no Distrito Federal, não respeita os direitos humanos.
Zambelli renunciou ao mandado como deputada federal em dezembro do ano passado, após o STF anular a votação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado o pedido de cassação e mantido o mandato dela como parlamentar.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
