Sarau resgata movimentos culturais no município de Maruim | F5 News - Sergipe Atualizado

Sarau resgata movimentos culturais no município de Maruim
Variedades 20/06/2016 11h46 |


Por Will Rodriguez

Um manifesto pelo resgate da cultura começa a dar os primeiros passos na cidade de Maruim (SE). No último sábado (18) o Gabinete de Leitura da cidade recebeu a primeira edição do “Sarau de Dentro”, que através de uma verdadeira polifonia artística reuniu centenas de pessoas de todas as idades.

E é justamente essa a proposta do evento, agregar pessoas a fim de fomentar a valorização dos artistas locais. “Queremos trazer de volta o brilho que o gabinete tinha no século 19, quando era um lugar onde se difundia conhecimento e arte, onde se formavam opiniões e ideias”, explica um dos coordenadores do coletivo, Lucas MacAllyster, destacando que o objetivo é realizar a programação a cada dois meses.

Quem participou do evento conferiu uma mostra de artesanato, declamação de poesias, apresentações musicais, recital de violão clássico, além de um monólogo, interpretado pelo estudante Wagner Barreto, que adaptou a obra da escritora Raissa Cornellius, de repúdio à violência contra a mulher e à discriminação de gênero. “Nele, um filho decide cursar direito depois que perdeu a sua mãe, vítima de feminicídio. O homem também precisa lutar pela valorização da mulher e pela igualdade de gênero”, enfatiza.

O estudante do curso de Direito Jhonny Vieira aprovou a iniciativa, que, segundo ele, abre uma nova perspectiva para os jovens da cidade. “A arte tem o poder de transformar e nessa proporção leva cultura, entretenimento e conhecimento a muito mais gente, isso é fundamental”, avalia.

O secretário da Cultura de Maruim, Gilton Rezende, entende que a iniciativa precisa ganhar força para alcançar uma parcela cada vez maior da população. Para o gestor, a iniciativa dos jovens também se destaca como espaço democrático, onde as múltiplas vozes convivem de forma harmônica.

“Essa é uma efervescência cultural que a gente não conseguiu implantar desde o começo, mas sempre foi um desejo, pois o Gabinete de Leitura não serve apenas para velório. A partir daqui podem surgir grandes movimentos que vão fazer com que as políticas públicas da juventude sejam melhoradas, tirando o jovem da perversidade, e isso é bom para nossa comunidade”, observa Rezende.

Fotos: cedidas pelos organizadores do evento. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Freepik/ Ilustrativa
28/12/2025 09h00 Saiba como garantir segurança alimentar antes, durante e após a ceia
Redes sociais/Reprodução
27/12/2025 16h00 7 séries curtas e empolgantes para maratonar até o fim de 2025
Divulgação
26/12/2025 16h20 Heitor Costa grava novo projeto audiovisual em Aracaju nesta sexta (26)
Freepik/ Ilustrativa
26/12/2025 11h40 Como lidar com a pressão emocional de ter um “feliz” Natal e Ano Novo
Mateus Souza
26/12/2025 07h26 Prefeitura abre inscrições para Camarote da Acessibilidade no Réveillon
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado