Projetos do Executivo são aprovados em 1ª votação na Câmara de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Projetos do Executivo são aprovados em 1ª votação na Câmara de Aracaju
Vereador reclama de pouco tempo para analisar as proposituras do Executivo
Política | Por F5 News 11/12/2019 17h17 |


Na manhã desta quarta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciaram um total de 29 proposituras durante a Ordem do Dia. Entre elas estavam três Projetos de Lei enviados pelo Executivo Municipal.

Um deles, o PL nº 431/2019, institui o sistema municipal de proteção e defesa civil (SIMPDEC) e dispõe sobre a reorganização da Defesa Civil. O projeto foi aprovado em 1º votação com 16 votos sim e quatro abstenções.

O vereador Elber Batalha (PSB) disse que o projeto é importante, mas que requer no parlamento um zelo técnico. O parlamentar lamentou a forma como a Prefeitura de Aracaju conduziu o envio de projetos do Executivo à Casa, sem tempo hábil para que os parlamentares façam uma análise mais profunda de cada matéria.

“É um tema de muito zelo que requer de nós, parlamentares, estudo técnico, por isso digo que é muito difícil analisar em um curto espaço de tempo. A meu ver, seria mais viável a presença do secretário da Defesa Civil aqui para que pudesse explicar as nossas inquietações”, disse.

O segundo projeto diz respeito à comercialização de gás GLP em postos de abastecimento e serviços de veículos. O PL nº 433/2019 altera e revoga dispositivos da Lei 2529/1997, que regulamenta a instalação de posto de abastecimento e serviço de veículos no município de Aracaju e também foi aprovado em primeira votação com 16 votos sim, um voto não e duas abstenções. 

Os vereadores justificaram o voto favorável para se debruçarem melhor sobre o projeto na segunda votação, com apresentação de emendas, na próxima sessão.

Também foi aprovado em primeira  votação o Projeto de Lei Nº 434/2019 que trata das Parcerias Público-Privadas. O PL altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 4.476, que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-privadas (PROMPPP); e altera e acrescenta dispositivos da Lei Nº 4.358, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O vereador Américo de Deus (Rede) elogiou a iniciativa e afirmou que isso irá melhorar a iluminação pública. “Sou a favor das PPPs, esse é um segmento que precisamos reconhecer que é uma iniciativa viável, principalmente nessa questão de iluminação pública. Eu já vinha pedindo indicações para melhorar a iluminação de diversos bairros. Ao trocar as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, diminuirá os custos e melhorará a qualidade da iluminação nas ruas da cidade. A parceria público-privada ajuda muito o poder público e beneficia a população”, alegou.

*Com informações da Rede Câmara

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Fábio Vieira/Metrópoles
13/01/2026 13h52 Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Ronald Almeida/PMA
09/01/2026 14h32 Pesquisa aponta 60% de aprovação da gestão Emília Corrêa em Aracaju
Reprodução / TRE-SE
09/01/2026 08h12 Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
09/01/2026 07h14 Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/01/2026 15h28 Lula veta integralmente PL da Dosimetria
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado