Marinha abre inquérito para apurar naufrágio no Rio São Francisco
Embarcação com 22 pessoas afundou durante travessia entre Sergipe e Alagoas, mas todos foram resgatados sem ferimentos Cotidiano | Por Metrópoles 13/01/2026 17h14 |A Marinha do Brasil instaurou um inquérito administrativo para apurar as causas do naufrágio de uma embarcação ocorrido no Rio São Francisco, no último domingo (11), durante uma travessia entre os estados de Sergipe e Alagoas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13).
De acordo com a Marinha, a lancha transportava 20 passageiros e dois tripulantes e seguia do povoado Bom Sucesso, no município de Poço Redondo (SE), com destino a Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, quando ocorreu o acidente. Apesar do susto, todos os ocupantes foram resgatados com vida e passam bem.
As informações iniciais apontam que o naufrágio teria sido provocado por fortes ventos que atingiram a embarcação durante a travessia. O uso de coletes salva-vidas e boias contribuiu para a segurança dos passageiros e facilitou o resgate.
Moradores de Pão de Açúcar relataram que ouviram pedidos de socorro e utilizaram outras embarcações, como balsas, para auxiliar no salvamento das pessoas que estavam na água. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas, ao chegar ao local, todas as vítimas já haviam sido resgatadas.
Ainda conforme apurado, os passageiros seguiam para a tradicional Festa de Reis realizada no município alagoano. Em nota, a Marinha informou que foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, com prazo de 90 dias para conclusão, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do naufrágio, incluindo as condições da embarcação e a capacidade de transporte no momento da travessia. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido.
