PF investiga comercialização de casas populares em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

PF investiga comercialização de casas populares em Aracaju
Denúncia foi feita pelo vereador Jailton Santana
Política 04/09/2014 13h20 |


Por Aline Aragão

Corre na Polícia Federal de Sergipe (PF/SE) um inquérito policial que investiga a comercialização de casas populares em Aracaju. O inquérito é de 2011 e se refere a casas do programa “Minha Casa Minha Vida” no Bairro 17 de Março na zona de expansão da capital sergipana. À época, às denúncias foram feitas na Câmara Municipal pelo vereador Jailton Santana (PSC).

“Eu fui procurado por pessoas que estavam sendo lesadas por alguns pseudolíderes comunitários, trouxe a denúncia para a Câmara Municipal e apresentei as provas, demorou, mas agora o inquérito está em andamento”, afirmou.

Após quase quatro anos o vereador foi chamado para prestar esclarecimentos sobre a denúncia na sede da PF. E segundo informou o parlamentar, a demora se deu pelo afastamento do delegado que está cuidando do caso, que precisou se ausentar por motivos de saúde. Segundo Santana, o caso chegou a ser encaminhado ao Ministério Público que, por sua vez, fez alguns questionamentos e devolveu o inquérito para a PF.

De acordo com o vereador, em seu depoimento, apresentou ao delegado as denúncias que chegaram até ele através das vitimas dos supostos líderes comunitários que faziam a negociação das casas. Jailton disse também que, além do testemunho das vitimas, constam nos autos do inquérito os recibos de pagamento que comprovam a transação.

Ele diz ainda que à época em que a denúncia foi feita, algumas vítimas compareceram à Delegacia de Defraudações da Polícia Civil, e lá também foi feito um inquérito policial, jái concluído e encaminhado à Justiça. “Já tem um processo em cima dessas denúncias e vamos esperar que, assim como ocorreu na polícia civil, através do inquérito e do processo, tenhamos também a finalização por parte da Polícia Federal aqui em Sergipe”, destacou.

Nova Denúncia

No próximo domingo (7), a Prefeitura de Aracaju fará a entrega de casas populares para os moradores da ocupação Vitória da Resistência, no Bairro Lamarão. E o vereador Jailton Santana também recebeu denúncias de irregularidade no processo de distribuição.

“Fui informado por uma pessoa que fez a inscrição, e estava prestes a receber o documento garantindo a entrega da casa popular, e essa pessoa foi surpreendida depois, sendo informada que o nome não constava na lista”, disse Jailton.

O parlamentar disse que já esteve na Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social e conversou com a secretária da pasta para cobrar providências sobre essa e outras irregularidades. Segundo Jailton, a secretária informou que estava fazendo um amplo levantamento sobre essa situação, já que as pessoas foram cadastradas na gestão passada e foi na gestão passada que ocorreram as irregularidades na distribuição das casas populares. “A própria secretária disse que vai fazer um novo cadastro, a fim de atualizar esses dados”.

O parlamentar disse que espera que a Prefeitura de Aracaju impeça que essas irregularidades aconteçam. “Acredito que a Prefeitura tomará providências e o que nós queremos é que as casas populares construídas em Aracaju tenham destino para pessoas que não têm condições e realmente necessitam”, completou.

 

Foto: Arquivo F5 News

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
Assessoria de Comunicação
26/12/2025 16h16 Laércio Oliveira faz balanço de 2025 e projeta prioridades para Sergipe em 2026
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
26/12/2025 10h00 Lula lidera 1º turno, mas empata com Flávio no 2º, diz Paraná Pesquisas
Luis Nova/ Especial Metrópoles
26/12/2025 07h13 Direita chega a 2026 com divisão e Flávio “abençoado” por Bolsonaro
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado