OAB/SE continua tentando barrar utilização dos depósitos judiciais | F5 News - Sergipe Atualizado

OAB/SE continua tentando barrar utilização dos depósitos judiciais
Política 28/08/2015 10h46 |


A polêmica sobre a retirada dos depósitos judiciais continua na ordem do dia. Nesta quinta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe a Lei Complementar 264/2015 que autoriza o Governo a utilizar os recursos dos depósitos judiciais e extrajudiciais que seriam utilizados para o pagamento dos precatórios.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), através de seu presidente, Carlos Augusto Monteiro, começou a adotar providências e ações objetivando alertar diversas autoridades sobre um ponto fundamental estabelecido no Projeto de Lei Complementar 08/2015, em seu artigo 1°, parágrafo 6°, inciso II, aprovado pela assembleia na semana passada, que prevê que os poderes, Executivo e Judiciário terão que celebrar “Termo de Compromisso”; regulando a transferência da responsabilidade pela administração dos depósitos.

“Como o Tribunal de Justiça de Sergipe já se posicionou contrário à edição dessa Lei, o nosso objetivo é de fazer um alerta sem o prejuízo do enfrentamento da ação pelo Supremo Tribunal Federal; esclarecer a essas autoridades que o Executivo não poderá utilizar esse crédito sem antes celebrar esse termo de compromisso com o Tribunal de Justiça, sob pena de se constituir alguma infração”, ressalta Carlos Augusto Monteiro, presidente da OAB/SE.  

A Seccional vem buscando orientar todos os atores envolvidos neste processo, deixando claro quais são os pontos da lei que precisam ser respeitados.

Depois de ter conversado previamente com os poderes Executivo e Legislativo, a OAB/SE na figura do seu Presidente, busca também o entendimento dos executivos responsáveis pelas entidades financeiras (Banese e Banco do Brasil), no sentido de que pode ser cometida alguma ilegalidade se não atentarem para a necessidade do termo de compromisso.

Nesta sexta-feira (28), Carlos Augusto se reunirá com o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Antônio Araújo Mendonça, para tratar do assunto e audiências com o Procurador-Geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, e com o presidente do Tribunal de Contas, Carlos Pinna de Assis, já vem sendo agendadas pela Ordem. 

Já na próxima semana, assim que for definido pelo STF o relator da ADI, a ser promovida pelo Conselho Federal da OAB, o presidente Carlos Augusto irá pessoalmente à corte Suprema para ratificar a posição da entidade.

Fonte: OAB/SE

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado