Estabelecimentos comerciais serão obrigados a ter pontos de táxi | F5 News - Sergipe Atualizado

Estabelecimentos comerciais serão obrigados a ter pontos de táxi
Política 25/05/2015 17h00 |


Certamente você já precisou de um táxi ao sair de um estabelecimento comercial em Aracaju e não encontrou, mas essa situação está com os dias contados. A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na semana passada um Projeto de Lei de autoria do vereador Jailton Santana (PSC) que obriga supermercados, shoppings centers e outros centros de comércio a oferecerem gratuitamente espaço para a instalação de pontos de táxi.

A PL 140/2014 estabelece que no mínimo 5% do total de vagas do estacionamento (incluindo as vagas para idosos e deficientes) devem ser destinadas aos táxis, em um espaço próximo à saída do estabelecimento e com acesso imediato à via pública.

O autor da propositura explica que recentes conflitos entre os taxistas e proprietários de alguns estabelecimentos na capital sergipana motivaram a criação do PL. “Na possibilidade de mobilidade urbana, o táxi se coloca como modelo de transporte alternativo e limpo. Constatamos que alguns proprietários de grandes estabelecimentos comerciais têm criado dificuldades aos motoristas de táxis que desejam trabalhar nas suas proximidades. A iniciativa propõe o impedimento desse tipo de atitude, assegurando também ao consumidor o acesso fácil à condução confortável e segura”, justifica Jailton.

A matéria ainda define que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) será responsável pelo cadastramento e legalização do ponto e ainda pelo credenciamento dos motoristas.

O projeto também proíbe a cobrança de qualquer tipo de taxa pela utilização do espaço e fixa uma multa de até R$ 5.000,00 em caso de descumprimento, podendo levar ao cancelamento do alvará de funcionamento em casos de reincidência.

O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax) comemorou a aprovação da lei. “A categoria fica muito satisfeita porque vai passar a ter um ponto fixo de embarque e desembarque para os passageiros, contribuindo também para a nossa segurança”, afirma Gerson Ferreira, vice-presidente do Sintax.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Michael Melo/ Metrópoles
31/12/2025 11h33 Oposição consegue assinaturas para instalação da CPMI do Banco Master
Gabriel Jesus/ Alese
30/12/2025 07h59 Orçamento de R$ 19,2 bilhões para o ano de 2026 é aprovado pela Alese
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
29/12/2025 17h42 Prefeito de Socorro anuncia mudanças no secretariado para 2026
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
29/12/2025 07h16 Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
27/12/2025 13h21 PF cumpre mandados de prisão domiciliar contra 10 condenados por trama golpista
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado