Ministro anuncia criação de comitê para ampliar concorrência do gás | F5 News - Sergipe Atualizado

Fafen
Ministro anuncia criação de comitê para ampliar concorrência do gás
Arrendamento das fábricas de fertilizantes é novamente discutido em Brasília
Economia | Por F5 News 10/04/2019 17h50 - Atualizado em 10/04/2019 19h30 |


O arrendamento das fábricas de fertilizantes de Sergipe e da Bahia foi mais uma vez discutido em reunião em Brasília, nesta quarta-feira (10). O deputado federal Laércio Oliveira, juntamente com o governador de Sergipe Belivaldo Chagas e autoridades do estado sergipano e da Bahia trataram do assunto com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque.

De acordo com o ministro, um dos maiores problemas para o inviabilização das Fafens da Bahia e Sergipe é o alto preço do gás, conforme é alegado pela Petrobras. Por esse motivo, segundo Bento Albuquerque, foi instalado um comitê para tratar do aumento da competitividade do produto. 

O objetivo é promover concorrência no mercado de gás e criar choque de energia barata para reduzir o custo em 50%. De acordo com Laércio Oliveira, o ministro ficou de resolver a questão da hibernação e do arrendamento da Fafen em um prazo de 60 dias.

Para o deputado, o encontro já começou a surtir efeitos com a criação do comitê, anunciado hoje pelo ministro. "A reunião foi muito produtiva, conversamos com o ministro incisivamente da necessidade dele tomar uma posição com relação à Petrobras. A Petrobras precisa olhar o Estado de Sergipe de uma forma diferente e pensar o país. Estamos tratando de fertilizantes nitrogenados importantes para o estado, para a Bahia, e outros derivados tão importantes quanto. A Petrobras alega que o preço do gás é muito caro, só que quem tarifa o gás é a própria Petrobras e ela não quer baixar", disse o deputado, que apela para que a fábricas sejam reabertas.

O ministro informou ainda que as empresas pré-qualificadas para participarem do arrendamento da Fafen vão visitar as fábricas o mais rápido possível. “Contamos com as contribuições dos Governos de Sergipe e da Bahia para facilitar o processo”, explicou o ministro.

Os governadores de Sergipe Belivaldo Chagas e da Bahia Rui Costa afirmaram que vão se empenhar para oferecer melhorias fiscais para o funcionamento das fábricas, mas que a questão do preço do gás é primordial para que as empresas se interessem pelo arrendamento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, José Augusto, afirmou que o Brasil continuar produzindo Fertilizantes Nitrogenados é uma questão estratégica para não ficar dependente 100% do produto importado. “A grande saída de divisas com a importação de fertilizantes para o setor agrícola deixa o país vulnerável e totalmente dependente do fertilizante importado”, afirmou.

*Com informações da assessoria do deputado

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
13/01/2026 11h34 Dinheiro esquecido: brasileiros podem resgatar R$ 10 bilhões, diz BC
Freepik
13/01/2026 10h55 Dólar sobe e Bolsa recua com inflação nos EUA, Trump x Fed e tarifaço
Felipe Menezes/ Metrópoles
13/01/2026 08h52 Confira as vagas de emprego abertas em Aracaju e como se candidatar
Rovena Rosa/Agência Brasil
13/01/2026 08h22 Financiamento de veículos fecha 2025 com 7,3 milhões de unidades
Marcello Casal jr/Agência Brasil
13/01/2026 08h16 Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado