Justiça tributária aos MEIs tem relatório pronto para votação no Senado | F5 News - Sergipe Atualizado

Economia 
Justiça tributária aos MEIs tem relatório pronto para votação no Senado
Brasil tem cerca de 24 milhões de negócios cadastrados nessa modalidade
Economia 15/04/2024 10h04 |


O senador Laércio Oliveira (PP/SE) apresentou, na sexta-feira (12), seu relatório ao PLP 261/ 2023, que determina a correção, pelo índice de inflação, do teto do faturamento dos microempreendedores individuas e das micro e pequenas empresas. O Brasil tem cerca de 24 milhões desses pequenos negócios cadastrados na Receita Federal. 

Contudo, a cada vez que o faturamento aumenta, apenas o suficiente para cobrir os custos, os empreendedores precisam pagar mais impostos porque mudam de faixa de contribuição. “É inadiável que se corrija, pela inflação, o teto do faturamento de MEI, micro e pequenas empresas ou milhares delas fecharão as portas,” afirmou Laércio Oliveira.

O estado de Sergipe tem quase 150 mil estabelecimentos, sendo que 50.7% correspondem a Microempresário Individual; 33.4% representam Microempresas e 4.79% são Empresas de Pequeno Porte. Contudo, o atual desequilíbrio entre o dinheiro que entra no caixa, os custos dos empreendimentos e valor do imposto que é pago, ameaça a manutenção dos negócios.

No momento, o senador Laércio Oliveira trabalha em três frentes que darão o suporte necessário à saúde financeira dos MEIs, micro e pequenos empreendedores e manterão empregos, renda e dignidade dos trabalhadores. Além do projeto do simples Nacional, a outra iniciativa é o Pronampe, que teve seu relatório apresentado pelo senador, na última quarta-feira. 

O projeto do senador Esperidião Amim (PP/SE) prevê que as linhas de crédito especiais para os MEIs, micro e pequenos empreendedores sejam permanentes. Outro desafio do senador é ver aprovado um projeto de desoneração ampla da folha de pagamentos do setor de serviços, prevista na Reforma Tributária, a partir de emenda que apresentada por Laércio e provada no Congresso Nacional. 

Esse parágrafo pede que o governo envie um projeto sobre a desoneração do setor de serviços. “O prazo estipulado já venceu. Mas espero, com otimismo, que até a próxima semana, o governo envie o projeto de lei anunciado pelo senhor Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.”, conclui Laércio.

Com informações da assessoria de comunicação.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
27/12/2025 17h00 Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias
Diego Souza
26/12/2025 17h23 Governo de Sergipe lança edital para captação de patrocínio do Arraiá do Povo 2026
Marcello Casal JR/ Agência Brasil
26/12/2025 16h10 Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
Rovena Rosa/ Agência Brasil
26/12/2025 07h51 Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Tomaz Silva/ Agência Brasil
26/12/2025 07h36 Mega da Virada: veja o que dá para comprar com prêmio de R$ 1 bilhão
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado