Vídeo: ataque de abelhas assusta banhistas na praia dos Artistas, em Aracaju
Cinco pessoas foram atingidas próximo ao Farol da Orla de Atalaia; caso foi registrado em vídeo Cotidiano | Por F5 News 17/01/2026 11h43 - Atualizado em 17/01/2026 11h57 |Cinco pessoas foram atacadas por abelhas na tarde da última sexta-feira (16), na praia dos Artistas, em Aracaju, nas proximidades do Farol da Orla de Atalaia. A ocorrência foi registrada em vídeo pelo influenciador Carlos Maynard, que flagrou o momento de desespero das vítimas.
Nas imagens, é possível ver duas mulheres que estavam no mar tentando se proteger enquanto eram perseguidas pelas abelhas. Ao mesmo tempo, outras pessoas que estavam perto faixa de areia também foram atacadas. A gravação mostra ainda dois homens que estavam mais afastados se aproximando para ajudar, utilizando camisas para tentar espantar os insetos e auxiliar as vítimas a se afastarem do local.
Diante de situações como essa, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) orienta a população sobre os procedimentos corretos em caso de ataque de abelhas. Segundo a corporação, a principal medida é se afastar o mais rápido possível do local onde ocorreu a primeira ferroada.
Segundo a corporação, a ação mais eficaz é buscar se afastar ao máximo do local onde houve a primeira ferroada. Quando isso acontece, além de injetar toxinas na vítima, as abelhas indicam para as demais o alvo a ser atacado. Como elas têm um raio de defesa, quanto mais longe a pessoa for, menor a probabilidade de novas ferroadas.
O CBMSE também alerta para que as vítimas não entrem em rios, no mar ou em cisternas na tentativa de escapar, já que o desespero pode aumentar o risco de afogamento. Em casos de múltiplas ferroadas ou reações alérgicas, a orientação é acionar imediatamente o serviço de emergência.
