Sergipe recebe cinco médicos pelo programa federal Agora Tem Especialistas
Profissionais atuarão em Aracaju e Lagarto para reforçar atendimento no SUS Cotidiano | Por F5 News 30/08/2025 09h10 |Sergipe foi contemplado com cinco médicos na primeira chamada do programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar a oferta de profissionais especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, anunciada nesta última sexta-feira (29), selecionou 501 médicos para atuar em 212 municípios de todas as regiões do país, priorizando áreas com déficit de especialistas.
No estado, Lagarto receberá três médicos e Aracaju contará com dois profissionais, que reforçarão o atendimento em unidades da rede pública. O programa busca reduzir desigualdades regionais, garantindo que municípios do interior e localidades de maior vulnerabilidade tenham acesso a especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Nordeste é historicamente marcado pela carência desses profissionais, e receberá 260 médicos, mais da metade do total distribuído pelo país. Entre os estados da região, o Ceará foi o mais contemplado, com 64 médicos, seguido pela Bahia (48) e Maranhão (43). Sergipe, embora com número menor, terá reforço estratégico em duas cidades de grande relevância para a saúde estadual.
Segundo o Ministério da Saúde, 67% dos médicos atuarão no interior do Brasil, reduzindo a necessidade de deslocamento para capitais e grandes centros. Além disso, 25,7% foram destinados a áreas de alta vulnerabilidade social, 20% para a Amazônia Legal e 9% para regiões de fronteira.
Essa é a primeira vez que o governo federal lança um edital específico para selecionar médicos já especialistas para o SUS. Com média de 12 anos de experiência, eles vão atuar em 258 hospitais, policlínicas e centros de apoio diagnóstico, ampliando a capacidade de atendimento em diferentes regiões do país.
