Oferendas e presentes para Iemanjá no bairro Industrial | F5 News - Sergipe Atualizado

Oferendas e presentes para Iemanjá no bairro Industrial
Alfazema, flores, espumante e afoxé para celebrar a “Rainha das Águas”
Cotidiano 02/02/2012 18h49 |


Por Sílvio Oliveira

Flores, água de cheiro, espumante e muito afoxé. Esses foram os encantos que os devotos de Iemanjá utilizaram para saudar o dia da “Mãe das Águas”, 2 de fevereiro, no bairro Industrial, em Aracaju. Acompanhado de um trio elétrico, o cortejo partiu da Associação Luz do Oriente e percorreu as ruas do bairro, mostrando que a diversidade religiosa é bem-vinda .

O filho de santo caracterizado pelas vestes de Iemanjá conduziu o cortejo. O filho de Iemanjá, Exu, veio logo atrás com todos os integrantes do terreiro de Mãe Tassytaoo. “Exu é filha de Iemanjá . Nasci, me criei no candomblé e fico feliz por este dia fazer parte da celebração de minha religião, da minha vida”, destacou Vitória Arrumpenã, filha de Iemanjá.

 

Ao passar pelas ruas, o cortejo foi saudado por moradores do bairro, que retribuiu na batida do adijá e no cheiro da alfazema. Os candomblecistas rodopiaram as vestes brancas e azuis ao sentirem a alegria dos cânticos afro do Afoxé Yaorí, numa unissonidade entre cor, cheiro e som.

Um dos postos mais altos do cortejo foi ocupado por Mariana Batista, a Iajujbona, que conduziu o barco de oferendas e presentes para a “Rainha do Mar”. “É uma emoção conduzir o barco. Perfumes, flores, oferendas, presentes. Ela é a mãe de todos nós”, afirmou emocionada.

A procissão percorreu as avenidas Corinto Leite, Fortaleza, Confiança, até chegar a orlinha do bairro Industrial, onde foi saudada com fogos . Os candomblecistas lavaram o bar Iemanjá com água de cheiro e abriram os caminhos para os sergipanos, entregando ao rio Sergipe o barco com oferendas e presentes. “É o quarto ano que celebramos Iemanjá. Ela que é mãe de todas as cabeças. A gente tem a boa vontade de fazer cada vez melhor e enriquecer nossa cultura. Espero que as autoridades acordem para este dia e esta festa”, destacou Rita de Cássia, Mãe Tassytaoo.

Detalhes do cortejo no bairro Industrial para saudar Iemanjá

 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
27/12/2025 15h00 Molécula intestinal pode reduzir risco de diabetes tipo 2, diz estudo
Freepik
27/12/2025 14h00 Demência canina: o que é a síndrome cognitiva que afeta cães idosos
Freepik
27/12/2025 13h00 Por que comer em frente à TV confunde o cérebro e favorece exageros
Ascom/ SES
27/12/2025 11h00 Hemose registra 3.517 doações em coletas externas em 2025
BPRv
27/12/2025 10h18 Acidente grave deixa duas pessoas mortas na rodovia SE-160, em Divina Pastora
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado