Nutricionista revela os melhores alimentos para consumir no verão
Durante os dias quentes de verão, a alimentação é uma aliada para manter a hidratação e evitar desconfortos Cotidiano | Por Metrópoles 11/01/2026 15h00 |Para além dos dias de praia e piscina, o verão também demanda atenção redobrada quando o assunto é alimentação. A escolha errada pode facilmente acabar com a diversão, causando indigestão, gases e, no pior dos casos, uma infeção alimentar.
A estratégia mais eficiente para equilibrar a alimentação no calor é simples: hidratar-se ao longo do dia e escolher alimentos leves, ricos em água, fibras, vitaminas e sais minerais. “Eles melhoram a disposição, favorecem a digestão e reduzem a sensação de ‘peso’ típica de refeições muito gordurosas em dias quentes”, garante a nutricionista Josimara Paiva.
Ter essa variedade alimentar é o que ajuda a manter o corpo em um “equilíbrio hídrico”, especialmente quando há mais transpiração. “A dieta equilibrada entrega vitaminas e compostos antioxidantes, que apoiam recuperação e bem-estar, principalmente quando o calor aumenta o estresse físico”, destaca.
Frutas ricas em água
As frutas que possuem mais água na composição, como melancia, melão e uva, são as mais recomendadas por “manterem a hidratação e oferecerem micronutrientes”.
“A dicas é deixar as frutas geladas e combinar com folhas de hortelã ou com iogurte natural para um lanche mais completo”, destaca a expert.
Saladas frescas
Na hora do almoço, em especial se estiver pegando sol, a aposta é preferir saladas e refeições mais leves e “frescas” — sem adição de gorduras ou embutidos. Saladas completas, bowls, iogurte natural com frutas, vitaminas e sopas frias costumam ser mais toleradas pelo organismo nos dias de maior calor, garante Josimara Paiva.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
