Desabastecimento afeta 280 mil unidades consumidoras na Grande Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Falta de água
Desabastecimento afeta 280 mil unidades consumidoras na Grande Aracaju
Caminhões-pipa e rodízio no abastecimento irão atender população de Aracaju e região metropolitana
Cotidiano | Por F5 News 15/09/2025 08h21 |


Governo de Sergipe através do Comitê de Gerenciamento de Crise definiu ações para conter o desabastecimento de água após o rompimento da Adutora do São Francisco, no trecho localizado em Capela. Os trabalhos estão sendo feitos em conjunto entre Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Iguá Sergipe e a Prefeitura de Aracaju.

O governador em exercício, Zezinho Sobral esteve no local do rompimento hoje (15) verificando a realização dos serviços de recuperação pelas equipes desde a última sexta-feira, (12). Só na capital são 210 mil unidades afetadas pelo rompimento da adutora, já em Nossa Senhora do Socorro são cerca de 60 mil unidades e na Barra dos Coqueiros são cerca de 10 mil atingidas.

A partir das 10h da manhã de hoje (15), serão disponibilizados 82 caminhões-pipa, sendo 60 fornecidos pela Iguá, 12 pela Defesa Civil e 10 pela Deso. Também serão realizadas manobras emergenciais que permitem o desvio parcial da água para a segunda linha da adutora, o que normalizará o abastecimento de forma gradativa. Com o funcionamento desta segunda linha, um rodízio no fornecimento de água em Aracaju e região metropolitana. 

Aracaju

A Prefeitura de Aracaju através de nota, informa que nesta segunda-feira, 15, os serviços de saúde, educação e assistência funcionarão normalmente.


As 45 Unidades de Saúde da Família (USF) estarão em pleno funcionamento, com reservatórios devidamente abastecidos. As aulas da rede permanecem normalizadas, uma vez que todas as escolas contam com reservatórios que asseguram as atividades.
As aulas na Estação Cidadania seguem mantidas. Entretanto, a persistência do desabastecimento pode ocasionar a suspensão das atividades.

Devido à situação, alguns equipamentos da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) foram afetados e estão desabastecidos. Somente a Casa Lar 3 já foi abastecida com o auxílio de um carro-pipa, os demais serão atendidos progressivamente.


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que as aulas nas escolas da rede pública estadual permanecem com o funcionamento mantido nesta segunda-feira (15). A Seed reforça que, caso o aluno não tenha condições de ir até a escola, ele não terá prejuízos pedagógicos e as faltas não serão contabilizadas e permanece em diálogo com as equipes, com as famílias e a comunidade escolar, e reafirma que o ano letivo não será comprometido.


Barra dos Coqueiros
A Prefeitura vem mantendo contato com o Governo do Estado, a Deso e a Iguá para alinhar a adoção de medidas que amenizem os impactos causados pelo problema, incluindo o envio de caminhões-pipa. 
Os atendimentos no Hospital de Barra dos Coqueiros seguem normalmente, pois a unidade conta com reserva de água para manter os serviços. A Prefeitura informa ainda que, nesta segunda-feira, 15, as aulas nas escolas da rede municipal estão mantidas, assim como os atendimentos nas unidades básicas de saúde. 


Nossa Senhora do Socorro
Por meio da Defesa Civil municipal, as comunidades mais afetadas estão sendo mapeadas para nesta segunda-feira (15), iniciar uma força-tarefa com caminhões-pipa. A prioridade é garantir o abastecimento de escolas, Unidades Básicas de Saúde e órgãos públicos essenciais.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
27/12/2025 15h00 Molécula intestinal pode reduzir risco de diabetes tipo 2, diz estudo
Freepik
27/12/2025 14h00 Demência canina: o que é a síndrome cognitiva que afeta cães idosos
Freepik
27/12/2025 13h00 Por que comer em frente à TV confunde o cérebro e favorece exageros
Ascom/ SES
27/12/2025 11h00 Hemose registra 3.517 doações em coletas externas em 2025
BPRv
27/12/2025 10h18 Acidente grave deixa duas pessoas mortas na rodovia SE-160, em Divina Pastora
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado