Sancionada lei que cria política de proteção a pessoas com albinismo | F5 News - Sergipe Atualizado

Brasil
Sancionada lei que cria política de proteção a pessoas com albinismo
Condição é genética e impede defesa do indivíduo da exposição ao sol
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 29/05/2025 16h53 |


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.140 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. 

A norma entra em vigor nesta quinta-feira (29), data em que foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, é considerada pessoa com albinismo quem tem distúrbios classificados no Código E70.3 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10).

Entenda

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define o albinismo como a incapacidade do indivíduo de produzir melanina, uma espécie de filtro solar natural que dá cor à pele, aos pelos, aos cabelos e aos olhos.

A condição, classificada como genética e hereditária, não permite que a pessoa se defenda da exposição ao sol. A consequência imediata é a queimadura solar, que afeta principalmente crianças, já que, na infância, o controle à exposição é mais difícil.

“Sem a prevenção, os pacientes envelhecem precocemente e podem desenvolver cânceres de pele agressivos antes dos 30 anos de idade”, alerta a entidade.

Características

A escassez ou a ausência completa da melanina pode afetar a pele, deixando-a em tons diferentes, do branco ao marrom. Os cabelos também variam de muito brancos a castanho, loiro ou ruivo.

Já nos olhos, as cores podem variar do azul muito claro ao castanho e, assim como a cor da pele e do cabelo, podem mudar conforme a idade. Também podem ocorrer sintomas relacionados à visão, como movimento rápido e involuntário (nistagmo), estrabismo, miopia, hipermetropia e fotofobia.

Diagnóstico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o diagnóstico é feito pelo médico dermatologista e pelo oftalmologista.

Através da história clínica, avaliação dermatológica e exame da retina, é possível chegar à conclusão diagnóstica, embora o diagnóstico de certeza do albinismo seja [obtido] somente por meio da pesquisa genética, diz a entidade.

Tratamento e cuidados

Para evitar uma das principais complicações do albinismo, o câncer de pele, a orientação é manter consultas de rotina com o dermatologista para acompanhar sinais e sintomas, buscando detectar, de forma precoce, o indício do surgimento de lesões.

Também é preciso manter as avaliações oftalmológicas.

“Existem ainda medidas de autocuidado essenciais para evitar complicações, como garantir o uso de filtro solar e evitar a exposição direta ao sol. O uso de roupas compridas deve ser priorizado, assim como os óculos escuros que contenham proteção contra os raios UVA e UVB”, destacou a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Agência Gov | Via Correios
24/12/2025 15h00 Papai Noel dos Correios realiza 300 mil sonhos de crianças em todo o Brasil
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
24/12/2025 09h46 Bolsonaro deixa prisão pela 1ª vez para fazer cirurgia em Brasília
Rafaela Felicciano/ Metropoles
24/12/2025 08h23 Pilotos e comissários anunciam estado de greve na véspera do fim de ano
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
24/12/2025 07h37 MEC inclui nova regra e divulga cronograma do Sisu 2026; veja as datas
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
24/12/2025 07h17 Anvisa proíbe venda de remédios da Needs e da Bwell
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado