Pilotos e comissários anunciam estado de greve na véspera do fim de ano
Categoria decidirá sobre greve em assembleia na próxima segunda (29). Sindicato reivindica melhores condições de trabalho e reajustes Brasil e Mundo | Por Metrópoles 24/12/2025 08h23 |O transporte aéreo brasileiro pode enfrentar problemas nos aeroportos já no início da próxima semana, na reta final de 2025. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou estado de greve e convocou uma assembleia geral extraordinária para a manhã da próxima segunda-feira (29), quando pilotos e comissários decidirão se entram ou não em greve.
A reunião está marcada para as 9h30, na sede do sindicato, em São Paulo. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
O estado de greve foi oficializado desde que pilotos e comissários rejeitaram, em votação realizada até essa segunda-feira (22), a proposta de algumas das companhias aéreas para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Segundo o SNA, 49,31% votaram contra a proposta patronal, 49,25% foram favoráveis e 1,44% se abstiveram. A negociação e a possibilidade de greve envolvem apenas as companhias Azul e Gol. Em relação à Latam, os pilotos e comissários aprovaram, em votação nos dias 11 e 12 de dezembro, as propostas de acordo coletivo apresentadas pela empresa e, por isso, não há risco de paralisação.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
