Arqueólogos localizam importante templo de Ártemis na ilha grega de Eubea | F5 News - Sergipe Atualizado

Arqueólogos localizam importante templo de Ártemis na ilha grega de Eubea
Brasil e Mundo 22/09/2017 18h30 - Atualizado em 22/09/2017 18h33 |


Uma equipe de arqueólogos gregos e suíços localizou na ilha grega de Eubea, após dez anos de escavações, os restos do templo de Amarysia Ártemis, local de culto mais importante da antiguidade nesta ilha.

Os arqueólogas acharam vários prédios construídos entre os séculos VI e II a.C. e uma fonte subterrânea, bem como uma série de inscrições que fazem referência a Amarysia Ártemis.

"A descoberta das inscrições é muito importante porque não deixa nenhuma dúvida de que o templo é o de Amarysia Ártemis", declarou à Agência Efe Amalia Karapasjalidu, arqueóloga grega que comanda as escavações no sítio arqueológico.

Karapasjalidu explicou que o período de auge do templo foi situado entre os séculos IV e II a.C., ainda que haja indicações claras de que o local tenha sido utilizado para o culto de Artemísia em períodos anteriores e posteriores a estes séculos.

"Alguns achados datam inclusive do período geométrico (séculos IX-VIII a.C.) e o material de construção da fonte foi reutilizado uma segunda vez, o que na antiguidade ocorria com frequência", disse Karapasjalidu.

A existência deste templo é mencionada pela primeira vez na obra do geógrafo Estrabão, do século I a.C. No volume X da sua obra, Estrabão situa o templo a uma distância de sete estádios (um estádio equivalia aproximadamente a 185 metros), ou seja, quase um quilômetro e meio, da cidade de Erétria.

Seguir essa referência acabou levando durante décadas à busca pelo templo em lugares errados, até que o professor da universidade de Neuchâtel, na Suíça, Denis Knoepfler, especialista em inscrições, mostrou, no final dos anos 70, que a verdadeira distância de Erétria ao templo era de 60 estádios, ou seja, cerca de 11 quilômetros.

"Nos anos 90, começamos uma escavação em um lugar próximo ao templo, após a detenção de um grupo que lá fazia escavações arqueológicas ilegais, e achamos centenas de estatuetas com uso ritual dedicadas a Ártemis. Então me convenci de que o templo estava nos arredores", explicou Karapasjalidu.

A arqueóloga ressaltou que sua equipe descobriu no início da sua escavação do sítio atual uma importante galeria do século IV a.C.

"Estávamos convencidos de que se tratava do templo de Ártemis, mas não tínhamos a prova das inscrições que achamos este ano", concluiu Karapasjalidu.

Fonte: Agência EFE

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/01/2026 09h44 Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Overclean
Freepik
13/01/2026 07h21 Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
12/01/2026 10h02 Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro
Wilson Dias/Agência Brasil
11/01/2026 20h00 Gestão de resíduos pode levar municípios a reduzir emissão de gases
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
11/01/2026 09h00 Preso, Bolsonaro reivindica silêncio, Smart TV e comida caseira
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado