Quem definiu o dia 31 como fim do ano? Entenda a escolha histórica
A data do fim do ano mudou ao longo dos séculos. Saiba como Roma, a Igreja e a expansão europeia influenciaram o calendário usado hoje Variedades | Por Metrópoles 31/12/2025 08h32 |O dia 31 de dezembro parece uma escolha natural para encerrar o ano, mas essa data é resultado de decisões políticas, religiosas e administrativas tomadas em diferentes períodos da história. A forma como o tempo é organizado nem sempre seguiu um padrão e já passou por várias reformulações até chegar no modelo usado atualmente.
Antes de existir um calendário unificado, cada povo interpretava o início e o fim de um ciclo de acordo com suas tradições, observações da natureza ou necessidades agrícolas. A virada do ano, portanto, variava bastante entre civilizações antigas e nem sempre correspondia a um evento astronômico específico. O formato moderno só ganhou destaque com os romanos.
Reforma de Júlio César e o dia 31 de dezembro
Em 46 a.C., Júlio César, líder político e militar da Roma Antiga, decidiu reorganizar a contagem dos meses e dos dias. Com o apoio de estudiosos da época, Roma adotou um calendário solar de 365 dias divididos em 12 meses.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
