Ponto de Encontro do Proler discute 'A Literatura e a Escola' | F5 News - Sergipe Atualizado

Ponto de Encontro do Proler discute 'A Literatura e a Escola'
Variedades 26/04/2012 11h35 |


O Comitê Sergipano do Proler comemora 15 anos de existência em 2012. Para lembrar a data e discutir formas de dar continuidade ao trabalho de incentivo à leitura que vem sendo realizado ao longo desses anos, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, o Ponto de Encontro do Proler. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), reuniu diversos profissionais, dentre eles professores, escritores e bibliotecários.

Segundo a coordenadora do Comitê e diretora da BPED, Sônia Cravalho, todos os anos o Ponto de Encontro do Proler acontece no mês de abril, por este ser um mês especial no universo do livro e da literatura. “O mês da abril é um mês muito rico em comemorações alusivas ao livro e à literatura, a exemplo do Dia Estadual do Livro e Dia Nacional do Livro Infantil. E nós precisamos nos valer dessas e de outras datas para incentivar a leitura como forma de prazer e não obrigação”, destacou.

Pensando nisso, que o tema escolhido para este primeiro encontro foi ‘A Literatura e a Escola’. “A essência do Proler é exatamente mostrar que a leitura pode ser algo prazeroso. Ela deve ser pensada como arte e não deve ser tratada como uma obrigação, forma como as escolas historicamente vêem tratando a leitura”, destaca Roseneide Santana, membro do Proler e coordenadora da Roda de Leitura, projeto do Comitê Sergipano que acontece periodicamente na BPED.

Para ela, é obrigação do professor incentivar o gosto dos estudantes pela leitura. “è mais obrigação do professor do que da família. Dar essa tarefa para a família estamos idealizando um espaço familiar que não existe. Os professores receberam formação para isso. O papel dele deve ser de provocador e incentivador, nos 50 minutos que ele tem de hora aula. Tem que tentar plantar uma sementezinha”, enfatizou Roseneide.

Para discutir o tema, foi convidado o professor Jeová Silva Santana, que em 2011 defendeu sua tese de doutorado que abordou o estudo da escola na literatura, trazendo como foco os personagens de clássicos da literatura brasileira. Para ele, não há duvidas da importância do professor na formação de leitores, mas não dá para excluir a família desse processo. “Exemplo de pais que lêem é sempre muito positivo para os jovens”, ressaltou.

Proler

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e foi criado em 13 de maio de 1992 para promover ações de incentivo à leitura. Em Sergipe, o Proler atua através do Comitê Sergipano do Proler, mediante convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Estado da Cultura.

O Comitê Sergipano, instituído em 1997, tem o objetivo de promover ações estratégicas de articulação e valorização de práticas leitoras, entendendo ser o caminho para se formar cidadãos crítico e atuante no meio onde vivem.

Dentre as ações do Proler em Sergipe está a Roda de Leitura, que acontece duas vezes por mês na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Este mês, o projeto será levado também para o Palácio-Museu, uma forma de ampliar os espaços para a leitura e discussão de textos, especialmente de escritores sergipanos e da literatura moderna e contemporânea.

 

Fonte: Divirta-se

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Freepik
24/12/2025 08h45 Brasil tem 60 mil nomes inspirados no Natal. O que os Natalinos acham?
Freepik
24/12/2025 08h43 Confira dicas e ideias para fazer uma linda mesa posta de Natal
Divulgação
22/12/2025 20h00 Wagner Moura tem 91% de chance de vencer o Oscar em 2026. Veja ranking
Giovanni Lucas
22/12/2025 18h26 Natanzinho Lima cancela shows por problema de saúde
Redes sociais/Reprodução
22/12/2025 15h14 Conheça a cantora Yasmin Sensação, destaque sergipano em ascensão na música
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado