Edise relembra história de militantes anônimos contra a ditadura | F5 News - Sergipe Atualizado

Edise relembra história de militantes anônimos contra a ditadura
Variedades 08/01/2018 09h28 |


A Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise lança dia 12 de janeiro o livro “Couro Curtido: memórias de um militante comunista”, de Lourival ‘Val’ Carvalho. O evento acontece no Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju, a partir das 18h.

A obra é um registro da vida política do autor e de “militantes anônimos” que lutaram contra a Ditadura Militar em Sergipe. O título do livro é uma analogia que o autor fez com a capacidade de resistência do militante nordestino.

O regime militar, segundo Val Carvalho, agia de modo particular em cada estado. Nos últimos anos da década de 1960, a juventude sergipana “despertou para a defesa da democracia”. No entanto, a truculência do regime perseguiu e prendeu quem resistia. “Mas isso também contribuiu para deixar essa juventude com o “couro curtido” para resistir e depois da derrota da ditadura, assumir cargos públicos importantes no estado”, afirma o autor.

“Couro Curtido” pretende trazer uma nova perspectiva à historiografia sobre a ditadura. Por isso, o autor optou por se concentrar na história de anônimos. A resistência contra a ditadura não seria possível sem essas pessoas. “Aprendemos na escola e vemos nos filmes de Hollywood que são os heróis individuais que importam”, diz.

Val Carvalho não retira o mérito dos personagens que tiveram mais destaque naquela época. Para ele, o papel do líder é de responder à efervescência da base popular. “Como se diz: se não houvesse um Napoleão, existiam na época outros líderes militares que podiam fazer o mesmo papel, talvez sem a mesma genialidade”, afirma o militante comunista.

“Essa era a motivação inicial de meu livro. Mas ele foi pedindo desdobramentos para os tempos atuais de minha vida política, em que passei a ter mais exposição pública”. O livro também traz reflexões sobre os erros que a esquerda cometeu nos últimos anos, que, para o autor, “são as portas de entrada dos golpistas de todas as épocas”.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Prefeitura de Porto da Folha/ Reprodução
30/12/2025 14h34 Carira celebra tradição e cultura com a grande Festa do Vaqueiro 2025
Redes Sociais
30/12/2025 14h10 Encontro Cultural de Laranjeiras divulga programação musical
Freepik/ Ilustrativa
30/12/2025 14h00 Como a “faxina de fim de ano” pode beneficiar sua saúde mental
Pe Fábio de Melo / Assessoria de imprensa
29/12/2025 10h39 Fábio de Melo faz forte desabafo após pressão para saída da igreja
Redes Sociais/ @Brigitte_Bardot34
29/12/2025 07h46 Morre a atriz Brigitte Bardot, musa do cinema francês
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado