Acadêmicos exploram sons de cinema em oficina do Curta-SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Acadêmicos exploram sons de cinema em oficina do Curta-SE
Variedades 11/12/2017 07h52 |


Entre os dias 7 e 9 dezembro, cerca de 50 alunos participaram da Oficina O Som em Cena, promovida pelo Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). No workshop, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre as técnicas da sonoplastia nas produções cinematográficas.

No primeiro dia, os participantes receberam lições sobre a Música de Cinema, no dia seguinte aprenderam acerca da Linguagem dos Ruídos e, no terceiro e mais aguardando dia, foi a técnica "Foley" que prendeu a atenção dos alunos.

"Foley é a arte de dublar todos os ruídos que aparecem nos movimentos de um filme, como por exemplo, uma cadeira caindo", explicou Roberto Strada, o professor da oficina. Desde maio viajando pelo Brasil com o workshop, Strada se mostrou satisfeito em apresentar sua oficina no Curta-SE. "Estou muito contente em encerrar minha turnê deste ano aqui em Aracaju", enfatizou. Em 2017, 25 cidades brasileiras receberam a oficina

No workshop foram usados os mais inusitados objetos como pratos, panelas, caixas, raladores, tubos de aerosol, cebolas, chocalhos, entre outros, para reproduzir sons do filme Ratatouille. “Conheci a técnica na universidade, mas aqui no festival exploramos mais a parte prática e a criatividade da área sonora" disse Clara Cavalcante Bueno, 21, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe.

O acontecimento da oficina em Sergipe foi comemorado pela professora e pesquisadora Aline Lisboa. “Ainda tem pouca prática na área do som aqui no estado e é muito importante quando a gente vê os alunos tendo a possibilidade de poder aprender”, ressalta.

Sui Generis

Este ano, o tema do Curta-SE é "Sui Generis". O termo, que possui origem latina, significa “de seu próprio gênero”, ou seja, “único em seu gênero”. A expressão é utilizada como um adjetivo quando se refere a algo único, incomum ou particular e é justamente por conta disso que o Festival traz esse conceito em voga. Independente da origem, a escolha das temáticas abordadas nos festivais durantes esses 17 anos sempre desperta curiosidade.

Apoio

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) é uma realização da Casa Curta-SE em parceria com a AVBR Produções. O apoio é do Cinema Vitória, NET, Prefeitura Municipal de Aracaju e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e apoio cultural do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura.

A programação é ampla e segue até fevereiro de 2018, contemplando os mais diversos públicos. Confira todo o programa no site: www.curtase.org.br. Mais informações, através do telefone (79) 3086-2831 ou pelo Facebook (@casa.curtase).

 
Fonte: Ascom Curta-SE
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Variedades
Pe Fábio de Melo / Assessoria de imprensa
29/12/2025 10h39 Fábio de Melo faz forte desabafo após pressão para saída da igreja
Redes Sociais/ @Brigitte_Bardot34
29/12/2025 07h46 Morre a atriz Brigitte Bardot, musa do cinema francês
Freepik/ Ilustrativa
28/12/2025 19h00 IA contribui para maior precisão da reprodução assistida, apesar de barreiras
Reprodução redes sociais
28/12/2025 16h00 Bridgerton: os detalhes de novo trailer que chamaram a atenção dos fãs
Redes sociais/Reprodução
28/12/2025 15h00 Mudança radical de Selton Mello rende elogios da crítica internacional
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado