SSP não tem investigação aberta sobre atuação de milícias em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia Civil
SSP não tem investigação aberta sobre atuação de milícias em Sergipe
Jornal diz que PF encontrou relações de milicianos com políticos no estado
Política | Por F5 News 28/01/2020 11h44 |


A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) não tem nenhum procedimento de investigação em andamento relacionado à suposta atuação de mílicias ligadas a políticos no interior do estado. A informação foi confirmada ao F5 News nesta terça-feira (28).

Reportagem publicada no jornal Estado de São Paulo aponta Sergipe como um dos seis estados brasileiros onde foram encontradas relações de milicianos com políticos, conforme investigação conduzida pela Polícia Federal.

O foco desses grupos seria o financiamento ilegal de candidatos e partidos, candidaturas de criminosos e pessoas ligadas a eles.

Embora nenhuma unidade da federação conte com grupos milicianos tão organizados como os do Rio de Janeiro, autoridades públicas já tratam a questão como um possível problema para as eleições 2020. A Polícia Federal passou a monitorar a ação de milícias e de facções criminosas no processo eleitoral e identificou riscos em 18 Estados, de acordo com um mapa reservado obtido pela reportagem.

De acordo a SSP/SE, embora não haja nenhuma investigação específica sendo conduzida no âmbito da Polícia Civil, há interesse por parte da cúpula da Segurança Pública Estadual em contribuir com a apuração da Polícia Federal.

"Caso seja identificado um grupo embrionário, a SSP está apta para desenvolver uma investigação à parte ou até mesmo se colocar á disposição da PF para que a situação seja imediatamente dissolvida", informou a pasta. 

Em 2015, o então presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), Paulo Márcio, denunciou na imprensa a existência de uma milícia embrionária, que estaria recebendo financiamento de um prefeito com atuação em um município da região do Vale do Continguiba. Esse grupo, conforme a denúncia feita à época, seria composto por cerca de dez pessoas, sob a liderança de um policial. 

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Fábio Vieira/Metrópoles
13/01/2026 13h52 Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Ronald Almeida/PMA
09/01/2026 14h32 Pesquisa aponta 60% de aprovação da gestão Emília Corrêa em Aracaju
Reprodução / TRE-SE
09/01/2026 08h12 Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
09/01/2026 07h14 Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/01/2026 15h28 Lula veta integralmente PL da Dosimetria
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado