Senador diz que é 'fake news' contrato de pesquisa com verba pública | F5 News - Sergipe Atualizado

Senador diz que é 'fake news' contrato de pesquisa com verba pública
Contratação de Alessandro Vieira teria sido feita com fundo partidário; ele nega
Política | Por F5 News 28/01/2020 15h55 |


Uma polêmica envolvendo o senador Alessandro Vieira e a contratação de uma empresa de pesquisa constituída por pessoas ligadas ao seu agrupamento partidário circulou na mídia sergipana. A informação de um site de notícias é de que o senador teria contratado uma empresa para realizar pesquisa sobre intenção de voto com pagamento de dinheiro de fundo partidário. 

Nesta terça-feira (28), Alessandro Vieira  rebateu e negou que para pesquisa foi usado dinheiro público, mas sim de recursos próprios e de parlamentares. “É mais uma fake news. A pesquisa será paga com recursos oriundos da contribuição de filiados e parlamentares, não com recursos públicos”, disse.

De acordo com o site, o senador, que é presidente do Diretório Estadual do Cidadania, em Sergipe, contratou, usando verba pública, a empresa Certa Consultoria e Pesquisas, cujos sócios são filiados ao partido, para realizar uma pesquisa sobre a intenção de voto do eleitor aracajuano para prefeito da capital, nas eleições deste ano.

Conforme imagem divulgada pelo site do registro da pesquisa no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (SE-03021/2020), teria sido informada à Justiça Eleitoral pelo diretório estadual do Cidadania o contrato da empresa recém criada pelo valor de R$ 4 mil, em que a origem do recurso vem de Fundo Partidário e Recursos Próprios. Na data de registro consta dia 24 passado e divulgação para o dia 30 deste mês, com 704 entrevistados.

Além de dizer que a notícia é falsa, o senador alega que a criação de um instituto de pesquisa foi necessária devido a erros de resultados de pesquisas anteriores. “Basta avaliar os resultados das pesquisas divulgadas em 2018. Praticamente todas, mesmo na véspera das eleições, erraram por uma margem enorme. Este é um problema histórico em Sergipe, com vários casos de prejuízos graves para campanhas, como foi o caso de Dr Emerson em 2016 e Rogério Carvalho em 2014”, citou.

O  senador disse ainda que o agrupamento do qual faz parte sempre fez, de maneira informal, pesquisas para consumo interno com alto grau de acerto. “Agora, com a formalização do Instituto, esses números poderão ser divulgados. Simples, legal e transparente. Nós sempre fizemos pesquisas com o nosso pessoal. Isso vem de outras eleições e representa economia e confiança. A diferença é que agora este mesmo grupo formalizou a empresa, para que seja possível divulgar os números”, declarou Vieira.

O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, denominado Fundo Partidário, é constituído por dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e outros recursos financeiros que lhes forem atribuídos por lei.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Fábio Vieira/Metrópoles
13/01/2026 13h52 Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Ronald Almeida/PMA
09/01/2026 14h32 Pesquisa aponta 60% de aprovação da gestão Emília Corrêa em Aracaju
Reprodução / TRE-SE
09/01/2026 08h12 Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
09/01/2026 07h14 Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/01/2026 15h28 Lula veta integralmente PL da Dosimetria
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado