Balanço do governo marca retorno das atividades na Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

Balanço do governo marca retorno das atividades na Alese
Belivaldo diz que Sergipe tem "estrada aberta para o crescimento econômico"
Política | Por F5 News 03/02/2020 18h02 |


Passado o recesso, os parlamentares sergipanos retomaram às atividades legislativas na tarde desta segunda-feira (03). A primeira Sessão Ordinária foi marcada pela presença do governador Belivaldo Chagas, que fez um balanço do primeiro ano de gestão, após ter sido reeleito.

No pronunciamento que durou cerca de 20 minutos, o governador começou falando sobre o pessimismo e as dificuldades no iníco da gestão, destacando a falta de recursos, a crise financeira nacional e a necessidade urgente de realizar reformas no sistema previdenciário estadual.

”Na mensagem inaugural proferida nesta Casa há um ano,  afirmei: “Não podemos falsear com retoques amenizadores o retrato fiel da crise que enfrentamos, e das dificuldades que acompanham o nosso dia-a-dia. Conhecer com exatidão o tamanho de um problema é o primeiro passo da racionalidade que se exige para enfrentá-lo com sucesso”, afirmou.

Ele disse ainda que esse momento já foi superado e agora Sergipe tem uma estrada aberta em direção aos objetivos traçados. Disse também que, além de comemorar avanços, é dever da gestão reconhecer e agradecer. "Não tenho vocação nem temperamento para curvar a espinha em atitude de subserviência. Não por ausência de humildade, mas pela convicção de que  não existe a humildade quando prevalece a hipocrisia, que é a pior forma do oportunismo”, disparou, antes de agradecer a todos que contribuiram para a aprovação da Reforma da Previdência estadual.

Para Belivaldo, o Estado passa por um novo e próspero tempo e precisará ser transformado em palco atraente para o ambiente de negócios. "Aqui, o investidor, principal protagonista da economia, deverá ter a certeza de que as instituições públicas operam para valorizar e estimular o empreendedorismo", disse.

Ele também anunciou projetos e invetimentos principalmente na área de petróleo e gás, como a instalação de uma refinaria de petróleo na Barra dos Coqueiros e destacou as mudanças que deram mais celeridade aos processos da Junta Comercial e na liberação de licenças pela Administração Estadual do Meio Ambienete (Adema). 

"Sem abandonar o rigor dos protocolos essenciais para licenciamentos, tornou-se possível agilizar as licenças, e estão sendo desemperrados projetos para que se concretizem sem causar danos ao meio ambiente. A aprovação da Lei de Gerenciamento Costeiro abre amplas perspectivas para o início de empreendimentos turísticos e imobiliários no litoral sergipano", disse o governador.

Belivaldo Chagas afirma que a gestão fez a avaliação exata dos problemas e utilizou os instrumentos mais adequados para enfrentá-los. "Temos, diante de nós, uma estrada aberta para o crescimento econômico", avaliou.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Política
Fábio Vieira/Metrópoles
13/01/2026 13h52 Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Ronald Almeida/PMA
09/01/2026 14h32 Pesquisa aponta 60% de aprovação da gestão Emília Corrêa em Aracaju
Reprodução / TRE-SE
09/01/2026 08h12 Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
09/01/2026 07h14 Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
08/01/2026 15h28 Lula veta integralmente PL da Dosimetria
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado