Lojistas de Aracaju esperam crescimento tímido das vendas neste natal | F5 News - Sergipe Atualizado

Lojistas de Aracaju esperam crescimento tímido das vendas neste natal
Economia 20/11/2016 08h20 |


Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo

Com a confiança dos consumidores em alta, varejistas estão esperançosos com as vendas para o Natal em Aracaju. Para eles, a data comemorativa, que é a principal do setor, deve render lucros melhores em comparação a 2015, quando a recessão se alastrou. Embora otimistas, o movimento deve ficar abaixo do ideal.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) indica que, diante da dificuldade de retomada das vendas na ponta, lojistas estão mais prudentes na hora de reforçar o estoque. “Estamos cautelosos, mas esperamos um crescimento de um pouco mais de 3% em alguns segmentos”, explica o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Aracaju (CDL), Breno Barreto.

O empresário ressalva, no entanto, que há setores que podem surpreender nas vendas. “Calçados e vestuários, por exemplo, podem superar os 3% chegando a até 10% de aumento”, disse Barreto.

A perspectiva é de que ocorram mais transações nas lojas, mas com valor médio menor - ou seja, será um Natal de mais lembrancinhas.

Ainda assim, o economista do SPC, Honório Pinheiro, avalia que mesmo diante da crise, o Natal continua exercendo forte influência no estímulo ao consumo. “É uma oportunidade para os comerciantes e lojistas se recuperarem das perdas que tiveram ao longo do ano, em virtude dos efeitos da recessão”, acredita.

No caso da capital sergipana, preocupa ainda o fato de que os servidores públicos do Município e do Estado têm poucas perspectivas quanto ao recebimento do 13º salário. “Estamos esperando o pagamento dos salários em dia, da primeira parcela do 13º, porque isso é o que vai definir o sucesso das vendas do Natal”, afirma Barreto.

No caso dos servidores estaduais, o abono salarial será pago em seis parcelas a partir de janeiro de 2017, mas os servidores têm a opção de antecipar o benefício por meio de um empréstimo no Banese. Já os servidores municipais ainda não sabem quando receberão a gratificação natalina. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Joédson Alves/ Agência Brasil
31/12/2025 07h36 Reajuste dos servidores terá impacto de R$ 25,4 bilhões em 2026
Freepik/Ilustrativo
30/12/2025 16h56 Estoque da dívida pública federal chega a R$ 8,48 trilhões em novembro
Joédson Alves Agbra
30/12/2025 14h30 Nova lei corta benefícios fiscais e aumenta taxação de bets
Rovena Rosa/Agência Brasil
30/12/2025 14h06 Dono do Banco Master e ex-presidente do BRB depõem à PF nesta terça
Freepik/ Ilustrativa
30/12/2025 13h30 Prorrogação de benefícios tributários a equipamentos inteligentes é sancionada
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado