Silvinha deixa saudades e marca a história do turismo sergipano | F5 News - Sergipe Atualizado

Silvinha deixa saudades e marca a história do turismo sergipano
Cotidiano 08/06/2012 22h05 |


Por Míriam Donald

Tristeza, lembranças e comoção marcaram o sepultamento da jornalista e secretária de Turismo da Prefeitura de Canindé do São Francisco, Silvia de Oliveira, a Silvinha, falecida aos 41 anos, na manhã desta sexta-feira (08) em função de complicações de um câncer de mama com o qual lutava há sete anos.  Seu sepultamento ocorreu no fim desta tarde, no cemitério Colina da Saudade, onde familiares, amigos, estiveram presentes para a despedida.

Para amigos e colegas de trabalho, Silvinha, como era carinhosamente conhecida, foi um exemplo de pessoa determinada e contribuiu bastante com o turismo de Sergipe, especialmente de Canindé, onde deixou sua marca de trabalho, levando o nome do Município e do Estado a um patamar internacional. Segundo o colega e secretário de Gestão Governamental do Meio Ambiente, Kaká Andrade, ela resgatou a autoestima dos cidadãos de Canindé. “Silvinha é a cara de Canindé. O grande trabalho dela foi resgatar o destino do povo de Canindé. As pessoas não tinham orgulho. Hoje as pessoas têm esse orgulho”, disse.

Ele enumera ações bem sucedidas de Silvinha pela promoção de Sergipe. “Ela conseguiu levar a tocha dos Jogos Pan-americanos e gravação de novelas. Silvinha também tinha um grande relacionamento com jornalistas especializados em turismo e fizemos todas as festas de Sergipe em Gramado. Ela enxergou o turismo como uma das principais fontes de desenvolvimento sustentável da região. Ela mostrou que naquele semiárido se pode viver com sustentabilidade”, relembra.

Silvinha não contribuiu apenas com Canindé. "Ela pegou na rota o Parque dos Falcões,  o município de Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, a Gruta de Angico em Poço Redondo, integração com o Paulo Afonso (BA) e Piranhas (AL). Ela fez tudo isso e acho que temos que dar continuidade, mas a principal perda é a perda do ser humano. É uma grande profissional que Sergipe e o turismo perdem”, ressalta o secretário.

“Uma das principais baluartes que o turismo de Sergipe perde”, diz o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha (PSB), que também reconhece o trabalho que Silvinha desenvolveu.  “Ela construiu o que muitos lugares do mundo não conseguem construir, que é um destino turístico. Canindé do São Francisco com seu Cânion de Xingó se tornaram destinos conhecidos nacionalmente”, diz ele.

Sobre a noite de Canindé do São Francisco em Gramado, criada por ela, Elber declara que se tornou um sucesso e acredita que tudo era fruto do seu trabalho. “Muitas vezes minimizava o sofrimento com seu problema de saúde que lhe acometia há muitos anos.”

Também lutando contra um câncer, o prefeito de Canindé, Orlando Porto de Andrade, diz ser uma perda irreparável. “Ela teve muita coragem ao enfrentar essa doença. Ela tratava de um câncer no seio e eu câncer de traqueia e nós sempre trocávamos força. Infelizmente, ela se foi e sempre estará no coração da gente. Canindé e Sergipe devem muito a Silvia de Oliveira”, diz.

Silvinha deixa esposo - o também jornalista Silva Júnior -, uma filha e duas enteadas.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Tomaz Silva/ Agência Brasil
31/12/2025 08h03 Por que ninguém nunca ganhou o prêmio da Mega da Virada sozinho?
Ascom/ SMS
31/12/2025 07h18 Prefeitura abre chamamento para ampliar exames e tratamentos no SUS
Daniel Soares F5 News
31/12/2025 05h00 Último dia do ano em Aracaju terá muitas nuvens e chance de chuva isolada
Polícia Civil
30/12/2025 18h45 Casal de cães e seis filhotes são resgatados após maus-tratos em Aracaju
Sindijor
30/12/2025 18h26 Sindicato dos Jornalistas de Sergipe é invadido pela quarta vez em 17 dias
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado