Sétima audiência é realizada sobre cirurgias vasculares no Município | F5 News - Sergipe Atualizado

Sétima audiência é realizada sobre cirurgias vasculares no Município
Cotidiano 26/03/2012 16h58 |


Por Fernanda Araujo

A Promotoria de Saúde realizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma audiência no Ministério Público Estadual sobre cirurgias vasculares, com representantes do Centro Médico Siqueira Campos (Cemar), da Secretaria Municipal de Saúde, do Município de Aracaju, do Hospital Cirurgia, do Huse e do Hospital Universitário (HU). Segundo o promotor Fábio Veigas, pacientes traumáticos estavam acometidos de amputarem membros do corpo por falta de assistência médica e demora no atendimento.

“A audiência se refere ao paciente preparatório, pertinentes as condições de assistência do Cemar e do ambulatório do Hospital Cirurgia. As pessoas que tinham traumas aconteciam que houve muitos casos de amputarem seus membros por falta de assistência e demora de atendimento, por causa da fila de espera. Desde a primeira audiência em 2 de maio de 2011, realizamos alguns procedimentos. Oficiamos o Huse e ao HU também pra saber se lá ainda está a fila de espera”, disse Veigas (foto ao lado).

Para resolver esse problema, só no ano passado seis audiências foram realizadas na Promotoria de Saúde. “Tivemos audiências em maio, junho, julho, agosto e novembro, sempre o Ministério Público tentando resolver questões administrativas”.

Segundo a Promotoria, o representante da Secretaria Municipal de Saúde, André Luiz, informou a convocação de mais dois médicos vasculares, para atender a demanda. Já do Município de Aracaju, cumprindo a determinação, foi preenchida a escala de médicos vasculares, bem como houve a ampliação da disponibilidade de consultas na referida área médica.

Nenhuma audiência foi designada, entretanto, o representante do Hospital Cirurgia compromete-se em informar no prazo de dez dias as metas cirúrgicas desta unidade hospitalar, bem como a necessidade de contratação da demanda possivelmente a ser suprida. O Cirurgia deverá informar à Promotoria, o tempo médio de espera para realização de cirurgia vascular e o Huse a quantidade de procedimento cirúrgicos realizados no mês. Já o HU, o número de procedimentos contratados com o Município de Aracaju, realizados no mês.

O promotor Fábio Veigas pede que as exigências sejam cumpridas dentro do prazo, para que nenhuma decisão de ação civil seja tomada.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
29/12/2025 05h12 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Google Street View
28/12/2025 19h52 Sindicato dos Jornalistas de Sergipe é invadido pela terceira vez em 15 dias
Alisson Basílio
28/12/2025 17h30 Fapitec/SE bate recorde de investimentos em ciência, tecnologia e inovação em 2025
Cedido ao F5 News
28/12/2025 15h07 Moradores do Japãozinho protestam por falta d’água em Aracaju
PMSE
28/12/2025 14h21 Homem é preso após tentar matar companheira com garrafa e faca em São Cristóvão
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado