Sergipe recebe 7.680 mil doses de vacina para crianças e bebês contra bronquiolite
Imunização será de forma gratuita pelo SUS e busca reduzir casos do vírus sincicial respiratório (VSR) Cotidiano | Por F5 News 03/12/2025 10h25 |O Ministério da Saúde inicia, nesta terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O primeiro lote, com 673 mil doses, será enviado a todos os estados.
A previsão é que as 7.680 doses da vacina cheguem nesta quarta-feira (3) em Sergipe. A imunização, ofertada gratuitamente pelo SUS, é destinada a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
As entregas são feitas por modal aéreo, rodoviário e multimodal, seguindo logísticas de cada estado. O Ministério da Saúde vai garantir o abastecimento necessário para a execução das estratégias locais de vacinação. A vacinação pode será iniciada nos postos de saúde, assim que as doses das vacinas cheguem nos estados e municípios.
De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ilani Paulina, no momento, as doses recebidas nesta primeira remessa equivalem a 26% do total do público-alvo da campanha. Dessa forma, todos os municípios poderão retirar um quantitativo. “Iremos fazer a pauta de distribuição das doses recebidas e disponibilizar para os municípios fazerem a retirada na central de imunização da SES”, explicou.
Importância da vacinação
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.
Em 2025, até a 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desses casos, a maior concentração de hospitalizações ocorreu em crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de SARG por VSR no período.
Quem deve se vacinar?
O grupo prioritário para receber essa vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.
“Com a imunização das gestantes, é possível proteger o bebê em uma fase oportuna. Na via placentária, a mãe faz a soroconversão e passa os anticorpos para o bebê, evitando que eles adoeçam pelo vírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite, responsável por grande quantidade de internamentos. Então, a vacina é uma forte aliada para evitar as hospitalizações dessas crianças”, afirmou Ilani.
Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério orienta as equipes a verificarem e atualizarem a situação vacinal das gestantes, incluindo influenza e covid-19, uma vez que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes.
A eficácia dessa estratégia foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse: a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias (três meses) após o nascimento.
