Sergipe garante suprimento de gás natural para o primeiro consumidor livre do Ceará
Gás do Hub Sergipe já está sendo fornecido ao grupo Cerbras, reforçando protagonismo do estado no setor energético do Nordeste Cotidiano | Por Agência Sergipe 12/01/2026 13h32 |O gás natural sergipano está garantindo suprimento a outros estados da região Nordeste, com apoio do Governo de Sergipe. A Eneva, responsável pelo Hub Sergipe, assinou contrato com a ceramista Cerbras, do Ceará, para comercialização de 10,95 milhões de metros cúbicos do insumo. O fornecimento, que já foi iniciado, torna a Cerbras o primeiro consumidor livre cearense. Esse movimento reforça o papel estratégico de Sergipe como referência energética, evidenciando o trabalho do Governo do Estado via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) na atração de investimentos e integração do mercado regional.
A Cerbras, que atua na produção de revestimentos e porcelanatos, tem sede na cidade de Maracanaú. O gás natural está sendo suprido por meio do terminal de GNL da Eneva, localizado no município de Barra dos Coqueiros, que se conecta à malha nacional através do gasoduto da Transportadora Associada de Gás (TAG). O complexo conta com uma usina com capacidade de geração de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FSRU), com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³ por dia.
Articulação do Estado
O Governo de Sergipe contribuiu para a interligação do terminal da Eneva à malha de transporte. A obra do gasoduto contou com incentivos fiscais do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), possibilitando a aquisição dos mais de 2,4 mil tubos que compõem o empreendimento. São 25 km de extensão, com investimento superior a R$ 350 milhões. Já em 2026, o governador Fábio Mitidieri e a Sedetec receberam representantes da Eneva para tratar da expansão do Hub Sergipe e novas oportunidades de negócios.
Para o gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, as novas movimentações a partir do Hub Sergipe são benéficas para a economia estadual e regional. "O avanço do mercado livre de gás, aliado a uma infraestrutura robusta, amplia a competitividade industrial, gera emprego e renda, estimula a atração de novos empreendimentos e consolida Sergipe como um ponto estratégico na integração energética do Nordeste com o restante do país", afirma.
