Segurança no Pré-Caju 2025 tem saldo positivo e redução de crimes
Prisões, menos furtos e atuação integrada marcam festa na Orla Cotidiano | Por F5 News 17/11/2025 10h21 - Atualizado em 17/11/2025 14h31 |A atuação integrada das forças da Secretaria da Segurança Pública (SSP) garantiu um Pré-Caju 2025 tranquilo e seguro nos três dias de festa na Orla da Atalaia. Ao longo da operação, quatro mandados de prisão foram cumpridos e três pessoas foram detidas em flagrante por furto de celulares. As ocorrências mais comuns envolveram furtos de aparelhos e perda de documentos.
A Polícia Civil mobilizou 249 servidores em regime de plantão, iniciando na sexta-feira e encerrando na manhã desta segunda-feira. Segundo a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, os resultados demonstram avanço no trabalho investigativo. “Houve um incremento significativo, o que possibilitou sete prisões. No ano passado, tivemos mais de 500 boletins registrados; este ano, pouco mais de 200. Em 2024, foram mais de 400 celulares subtraídos; agora, 151. No ano passado, cinco veículos foram levados; este ano, apenas um”, detalhou.
A Polícia Militar atuou com cerca de 1,8 mil profissionais e reforçou o policiamento com viaturas, motocicletas, drones e apoio aéreo do Grupamento Tático Aéreo (GTA). As equipes foram distribuídas em bases móveis, patrulhamento aéreo, tropa de choque e unidades especializadas. Para o tenente-coronel Josebel Nascimento, a estratégia foi decisiva. “A revista rigorosa na entrada impactou positivamente na prevenção. Diversas armas brancas — como facas, canivetes, estiletes e até seringas — foram localizadas. O balanço foi muito satisfatório”, afirmou.
A Polícia Científica atuou no evento realizando análises periciais e emitindo laudos para garantir a segurança dos foliões, incluindo a verificação de possíveis adulterações em bebidas alcoólicas. Nenhuma irregularidade foi identificada na área da festa. Já o Corpo de Bombeiros registrou 102 atendimentos, a maioria relacionada a escoriações, quedas e efeitos do consumo excessivo de álcool. Os casos foram leves a moderados e, em sua maioria, resolvidos no próprio local.
