Same aumenta capacidade de atendidos de 44 para 70 idosos
Cotidiano 10/08/2012 14h53 |Por Sílvio Oliveira
O Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same) inaugura, neste sábado (11), mais um pavilhão, aumentando de 44 para 70 idosos atendidos pela instituição. Mas quem deseja o Same como o novo lar terá que esperar mais um pouco. Na entidade, há uma lista de espera de 140 idosos.
Conforme o diretor do Same, Antônio Costa, o novo pavilhão de cerca de 860m² será para atender a uma clientela feminina e contará com sete dormitórios contando, cada um, com sete leitos, banheiros privativos, além de refeitório, sala de enfermagem, recepção, rouparia e depósitos de apoio. “Estamos adaptando às exigências da Anvisa. Durante a semana vamos transferir idosos para a nova ala e vamos fazer uma grande limpeza nos pavilhões antigos. Um deles vai ser totalmente reformado”, afirma.
Quanto à fila de espera, Antônio Costa diz que os idosos passarão por uma seleção, a fim de que possam ocupar os novos leitos nas próximas semanas. Quando os novos leitos estiverem ocupados, a direção do Same tranformará uma ala feminina em masculina e terá, ao todo, duas alas masculinas e duas femininas. “Os novos interessados poderão recorrer ao Same, porém será colocado imediatamanete na espera e em casos de urgência, avalia-se para ver se a instituição poderá receber”, ressalta.
O Same é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial, de longa permanência para pessoas idosas, fundada em 12 de agosto de 1949 pelo então bispo da Diocese de Aracaju, Dom Fernando Gomes dos Santos.
Atendendo a idosos de ambos os sexos, excluídos socialmente, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência, o quadro social é composto por sócios-contribuintes que, através do boleto bancário ou do débito em conta, contribuem financeiramente com a Instituição.
No sábado, haverá ainda uma missa, às 16h, logo após será cortada a fita e descerrada a placa de inauguração. Haverá a bênção das instalações e logo após os idosos participarão de uma confraternização.
Fotos: Divulgação
