PMA anuncia medidas para conter o avanço da maré na Av. Beira Mar
Cotidiano 27/10/2011 14h31 |Da redação
O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu a imprensa na manhã de hoje (27) para anunciar as medidas que serão tomadas para evitar o avanço da maré sobre a balaustrada da Avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, próximo à curva do Iate Clube. Na oportunidade, dois engenheiros e a equipe técnica da Emurb acompanharam o prefeito.
De acordo com Edvaldo, o acompanhamento do problema é feito desde o ano passado por conta do aumento significativo das marés. Ele explicou ainda que é preciso a elaboração de um estudo adequado para que sejam tomadas medidas mais efetivas.
“Não é uma situação de desastre, mas temos que prevenir. Já estamos contratando uma equipe, para elaborar um estudo sobre a situação, para que tomemos as medidas de prevenção. As ações serão anunciadas assim que o grupo de técnicos contratados pela Prefeitura conclua os estudos”, garantiu o prefeito, ao ressaltar que solicitou à SMTT a retirada do ponto de ônibus que fica na Avenida.
Um dos engenheiros contratados pela PMA, Armando Bezerra, explicou que os fatores na dinâmica marítima podem ser o problema do estreitamento na extremidade da barra. “A dinâmica do mar acumula a sedimentação e retira na forma de erosão. É um equilíbrio natural das zonas costeiras; quando existe a urbanização, ocorre a quebra dessa dinâmica e acontecem esses fenômenos. Ainda é cedo para tomarmos uma decisão porque tem que ser uma ação coordenada para que não ocorram problemas futuros”, avalia.
Entenda
A elevação do nível do mar tem afetado algumas áreas, como o local conhecido como Bico do Papagaio, na Coroa do Meio, que foi quase inteiramente destruído. Com isso, cresceu a força da maré sobre a proteção da Avenida Beira Mar, nas proximidades da curva do Iate Clube. Por causa disso, quando a maré é grande e está cheia, as ondas batem na balaustrada e invadem a avenida.
