Órgãos da SSP/SE planejam paralisar atividades nesta segunda-feira | F5 News - Sergipe Atualizado

Órgãos da SSP/SE planejam paralisar atividades nesta segunda-feira
Segundo semestre caminha marcado por greves de diversas categorias
Cotidiano 06/09/2012 11h00 |


Por Elisângela Valença

Os servidores da Coordenadora Geral de Perícias (COGERP) estão com uma paralisação de 12 horas prevista para a próxima segunda-feira, 10. O órgão é ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e envolve o Instituto de Identificação, o Instituto Médico Legal e a Criminalística. Eles reivindicam um ajuste funcional para estes servidores.

Segundo Fábio Dantas, presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol), entidade que representa estes servidores, existem funcionários que entraram no Estado com a função de agente administrativo, mas exercem a atividade de papiloscopista há mais de 20 anos, por exemplo. Ele informa que estes servidores já fizeram diversos cursos, dentro e fora do Estado. “Foi investido neles, nada mais justo do que formalizar esta situação”, afirma.

No último dia 5, o Sinpol foi recebido pelo subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, José Milton Bispo de Menezes, quando entregou as reivindicações (Sinpol se reúne com subsecretário e apresenta propostas). “Agora, vamos aguardar uma posição. Se tivermos resposta, reuniremos os servidores para avaliar e decidir se aceitamos ou não. Caso contrário, a paralisação está mantida”, explica Fábio, acrescentando  acreditar que não haverá problemas na negociação. “Não queremos falar em reajuste agora, queremos a segurança funcional dos servidores. Negociação salarial podemos fazer na próxima rodada de negociação entre Governo e servidores”, diz.

Greves

O ano de 2012 no Brasil inteiro foi marcado por greves e paralisações de servidores públicos de todas as esferas: municipal, estadual e federal. Professores, técnicos administrativos, policiais, condutores de ambulância, enfermeiros, entre outras categorias, marcaram suas negociações salariais com paralisações pontuais ou por tempo indeterminado.

Muitas categorias já passam dos cem dias de paralisação, como os professores de universidades federais, que já fazem a maior paralisação da história da categoria. Em muitos Estados foi encerrada a greve, mas Sergipe continua, com indicativo de suspensão para o período de 17 a 22 de setembro (Professores da UFS decidem continuar com a mais longa greve do setor).

Os professores da rede estadual de ensino não fizeram greve, mas mantêm um calendário de atividades para reivindicar e cobrar negociação com o Governo do Estado (Professores iniciam série de atos na Assembleia Legislativa). No último mês, ele realizaram o chamado Agosto Vermelho, com uma série de atividades, como manifestações, assembleias e atos para pressionar as negociações.

Eles rejeitam o reajuste linear de 6,5% oferecido pelo Governo, além de outras propostas como a implantação do Índice Guia, sistema de avaliação de gestão e ensino. “A proposta apresentada é o desmantelamento da carreira do professor, conquistada com muita luta em 1973. Negar o piso nacional e nivelar o reajuste é ferir de morte a valorização profissional do professor”, avaliou Caroline Santos, assessora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese).

Os condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) já caminham para o primeiro mês de paralisação (Greve dos condutores do Samu já dura 21 dias). Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância de Sergipe (Sindiconam/SE), Adilson Ferreira, eles estão sem reajuste desde 2002 e o salário-base da categoria é de R$ 642,65.

“Na última segunda [3], rejeitamos a adesão e negociação do Plano de Emprego e Remuneração [PER] e até agora não tivemos uma resposta do Governo para negociação”, explica.

Segundo o Sindiconam/SE, 50% do efetivo está mantido. Na próxima segunda, 10, vai acontecer o 2º Seminário Nacional de Motoristas e Condutores de Ambulâncias, às 8h, no auditório da Funasa. Mais de 15 Estados estão confirmados. Na terça, 11, eles fazem a Marcha Nacional de Motoristas e Condutores de Ambulâncias, com concentração às 7h, na Funasa, e vão até o Palácio do Governo.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
BPRv
02/01/2026 17h35 Perícia é iniciada para apurar incêndio em pátio da BPRv em Aracaju
Mylena Santos
02/01/2026 17h07 Rede municipal de Aracaju inicia período de transferência interna de alunos
Sejuc
02/01/2026 16h08 Casal de idosos é preso ao tentar entrar com celulares em presídio de São Cristóvão
Pixabay
02/01/2026 16h01 Homem é preso após agredir mulher grávida na frente dos filhos em Lagarto
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
02/01/2026 15h48 Superlua não aumenta de tamanho, mas se aproxima mais da Terra
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado