Obra póstuma de Cleomar Brandi é lançada hoje, na Sociedade Semear
Livro é uma coletânea de crônicas e ilustrações feitas na década de 70 Cotidiano 17/05/2012 10h49 |Por Mirella Mattos
Uma nova faceta do jornalista e escritor Cleomar Brandi, falecido em julho do ano passado, poderá ser conhecida pelo público sergipano nessa quinta-feira (17): a de ilustrador. O livro “Coiote sutil”, que será lançado às 18h, na Sociedade Semear, traz, além da coletânea de crônicas, ilustrações feitas por ele durante a década de 1970.
De acordo com o organizador da obra, Gilson Souza, essa é uma das grandes novidades trazidas com a publicação. “Muita gente não sabe, mas Cleomar foi um grande desenhista, chegando a comercializar desenhos quando estudava na Universidade Federal da Bahia. A gente conseguiu resgatar esses desenhos e inclusive a capa é uma das ilustrações dele”, detalha.
Legado
Responsável pela pesquisa e garimpagem do acervo de Cleomar, Souza revela que, devido à extensão da obra deixada pelo jornalista, o público poderá aguardar outros lançamentos. “Apesar de ter publicado em vida apenas um livro ele deixou um material muito extenso, farto. Ele publicou bastante em jornais, mas por falta de oportunidade não conseguiu publicar mais livros ao longo de sua trajetória”, destaca.
Atemporal
Para Souza, apesar de parte dos textos publicados nessa obra póstuma terem sido escritos há aproximadamente 30 anos trazem consigo uma característica marcante: a atemporalidade. “As crônicas que são mais recentes, datadas de cinco anos, mas ainda assim estão super atuais, bem como os poemas que tratam de temáticas universais como o amor, a dor, o sexo”, explica.
Amas
Parte da renda adquirida com a venda da obra de Cleomar será doada para a Associação de Amigos do Autista em Sergipe (Amas). O livro poderá ser adquirido na Sociedade Semear e posteriormente nas livrarias da capital sergipana.
