Missa comemora o centenário de nascimento de Augusto Franco
Cotidiano 04/09/2012 11h04 |Por Elisângela Valença
Personalidades políticas, empresariais e da sociedade sergipana estiveram presentes na missa em comemoração ao centenário de nascimento do médico e empresário Augusto Franco, realizada na manhã de hoje, 4, na Catedral Metropolitana de Aracaju.
A missa foi celebrada pelo arcebispo da capital, Dom José Palmeira Lessa, e contou com a participação dos bispos Dom Henrique Soares, Dom Mário, cônego Monsenhor José Carvalho, padres Peixoto, Genival e Jorgão, da Igreja Nossa Senhora da Paz, do Rio de Janeiro.
Nascido na cidade de Laranjeiras, Augusto do Prado Franco formou-se em medicina, mas exerceu a profissão por pouco tempo. Assumiu os negócios da família e, a partir daí, tornou-se uma figura importante na História de Sergipe. “Augusto Franco foi um visionário e teve papel importante no desenvolvimento industrial e econômico do Estado, ele investiu muito nestes setores”, diz o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. “Ele também teve um papel importante na política sergipana. Foi deputado, senador e governador que sempre buscou investimento para o Estado, sempre buscando o desenvolvimento”, acrescentou o prefeito.
Para a deputada estadual Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Augusto Franco é uma personalidade para Sergipe se orgulhar. “Augusto Franco realizou muito pelo Estado, como político e como empresário”, disse a deputada.
“Meu pai foi um homem justo e austero, que dedicou a vida ao trabalho e a Sergipe. Sempre o homenagearei”, disse Albano Franco, empresário e ex-governador de Sergipe.
As homenagens continuam durante o dia. Logo mais, às 14h30, acontece o Fórum Cenários da Economia Brasileira e o lançamento do livro "O legado desenvolvimentista do governo Augusto Franco", do economista Marcos Melo.
