Matadouros municipais poderão ser fechados
Projeto quer viabilizar a construção de matadouros regionais Cotidiano 10/09/2012 14h30 |Por Fernanda Araujo
Buscando regularizar problemas de funcionamento em matadouros municipais e a construção de matadouros que atendam por região em Sergipe, um projeto está sendo criado pelo Ministério Público de Estância e o seu Centro de Apoio Operacional.
Segundo a promotora do município, Carla Rocha (foto), matadouros de Estância estão enfrentando problemas por não atenderem a legislação ambiental da Vigilância Sanitária. Por conta disso, o MP quer regularizá-los com a construção de matadouros regionais. “Existe uma ação que já foi julgada, determinando que o Município tome providências para regularizar o matadouro. Estamos cobrando do prefeito através de uma ação civil pública. Acontece que esses problemas não são enfrentados somente em Estância e essas adequações ainda não são uma excelência no funcionamento”, explica.
Estância foi a cidade pólo escolhida para iniciar as adequações. Em audiência realizada nesta segunda-feira (10) no Ministério Público em Aracaju, foram discutidos juntamente com a Secretaria de Agricultura do Município de Estância possíveis áreas para a construção e a realização de ações com o Estado, a prefeitura e os demais órgãos ambientais, de energia e água.
Para viabilizar o projeto, a Promotoria de Estância irá fazer análise prévia do local a ser definido. “A perspectiva é que a gente adeque o máximo possível esses matadouros municipais. Existe uma fiscalização do abate clandestino também. Vamos adequar ao mínimo necessário para ter uma comercialização de qualidade para a população”, diz. A proposta é que o projeto seja levado adiante para outros Municípios, a fim de concentrar o abate com o fechamento dos demais matadouros municipais.
