Governo de Sergipe nega ampliação nas correções de redações do concurso da PM | F5 News - Sergipe Atualizado

Concurso público
Governo de Sergipe nega ampliação nas correções de redações do concurso da PM
Após parecer jurídico, Estado mantém regras do edital e descarta alteração nas condições do certame
Cotidiano | Por F5 News 10/03/2025 15h17 |


Em um posicionamento divulgado nesta segunda-feira (10), o Governo de Sergipe, após consultar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), anunciou que não será possível atender à solicitação de ampliação do número de redações corrigidas no concurso da Polícia Militar. O pleito, defendido por um grupo de candidatos e entidades de classe, pedia o aumento do limite de 900 para 1500 redações a serem corrigidas, a fim de seguir o mesmo critério do concurso de 2018.  

No entanto, a análise jurídica concluiu que a modificação do edital violaria princípios legais fundamentais, como a segurança jurídica e a igualdade de condições entre os candidatos. De acordo com o parecer da PGE, a mudança nas regras do certame já em andamento poderia até mesmo levar à anulação de todo o concurso, uma vez que contraria jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

A PGE destacou que o edital é considerado a "lei" do concurso, regendo as relações entre a administração pública e os candidatos. O procurador-geral do Estado em exercício, Vladimir Macedo, explicou que a alteração no edital violaria os direitos de mais de 40 mil candidatos que já estão concorrendo às vagas, pois qualquer modificação nas regras do certame, após seu início, criaria desigualdade no processo seletivo.  

Em resposta ao apelo dos candidatos, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) reforçou que o concurso foi planejado de acordo com critérios orçamentários e com o objetivo de garantir o equilíbrio do processo seletivo, não sendo viável alterar as regras já estabelecidas.  

O concurso oferece 335 vagas para a Polícia Militar de Sergipe, sendo 300 para soldado combatente, 30 para oficial combatente e 5 para oficiais médicos. O resultado da primeira fase, que compreende provas objetivas e discursivas, está previsto para ser divulgado em 18 de março. A próxima etapa será o Teste de Aptidão Física (TAF), seguido de outras fases, como avaliação psicológica e inspeção de saúde.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Vacina Dengue Butantan - Foto - Butantan - DivulgaÇÃo
13/01/2026 15h40 Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue
Acervo Icmbio
13/01/2026 15h15 Calendário de defeso do caranguejo-uçá começa dia 18 próximo
Ascom ITPS
13/01/2026 13h54 ITPS reforça obrigatoriedade do cronotacógrafo no transporte escolar com a volta às aulas
Redes Sociais
13/01/2026 12h05 Teto desaba parcialmente em uma ala do Hospital Universitário, em Aracaju
Igor Matias
13/01/2026 11h34 Sergipe se destaca no país e mantém todas as praias próprias para banho
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado