Funcionários da Clínica Santa Maria estão com salários atrasados
Cotidiano 10/09/2012 18h34 |Da Redação
Nesta segunda-feira, 10, foi realizada uma audiência no Ministério Público Estadual (MPE) com o objetivo de conversar com o representante da Clínica Santa Maria sobre as condições de trabalho, falta de material e atraso no pagamento dos trabalhadores.
Os funcionários da Clínica Santa Maria reivindicam o pagamento de três salários atrasados e, com isso, pararam as atividades. De acordo com Cosmo Pereira de Souza, eles trabalham com 80 pacientes, mas há dificuldade em receber salário.
“As condições de trabalho são péssimas, falta material de limpeza, de trabalho, a clínica não tem como pagar. Não temos mais como vir, estamos com aluguel atrasado, uma situação triste desse jeito”, lamentou.
De acordo com a promotora Euza Missano, as condições da casa são uma verdadeira violação aos direitos dos pacientes, que estão passando por várias dificuldades, como racionamento de alimentação e remédios.
A promotora disse ainda que desde 2010 há problemas no local. Na época, foi concedida liminar acatando o pedido do MPE que determinava o prazo de 20 dias para que Estado e Município disponibilizassem mais vagas nos leitos de internações, ou enviassem os pacientes para outros estabelecimentos. Na época, o Estado recorreu ao Tribunal de Justiça que estendeu o prazo em 180 dias, já expirados.
“Como não houve o contrato até a presente data, os repasses não são feitos, os funcionários não recebem e se torna a situação de caos existente hoje”, explicou a promotora.
Foi designada uma nova audiência, na sexta-feira, 14, às 10h30 com representantes do Estado e Município para justificar o não cumprimento da lei.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi enviada uma equipe da saúde mental para a Clínica Santa Maria para averiguação das reivindicações. Ainda de acordo com a assessoria, os funcionários são contratados diretamente pela Clínica, não sendo, portanto servidores da Secretaria.
