“Falta política séria na Petrobrás. A política da empresa é mentirosa” | F5 News - Sergipe Atualizado

“Falta política séria na Petrobrás. A política da empresa é mentirosa”
Declaração é do diretor do Sindipetro, após morte de um funcionário
Cotidiano 13/09/2012 16h30 |


Por Fernanda Araujo

Com a morte do funcionário de uma empresa terceirizada da Petrobrás, nessa quarta-feira (12), trabalhadores estão ainda mais temerosos. É o que conta um dos diretores do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), Fernando Borges.

Segundo ele, de 2011 até agora, já são 18 acidentes com vítimas fatais nos estados de Alagoas e Sergipe, sem contar os acidentes que mutilaram trabalhadores e os levaram a se afastar do serviço. “Daí vai de quatro a cinco vezes a mais. São dois acidentes fatais por mês. E a maioria deles acontece com trabalhadores terceirizados”, contabiliza.

De acordo com Fernando Borges, o motivo é a falta de uma polítca séria na Petrobrás. “Há inúmeros acidentes que trabalhadores tiveram membros do corpo mutilados e nem aparecem nas estatísticas. Isso porque os fatais são difíceis de esconder. Falta uma política que discuta realmente os acidentes, pois há muito sigilo. E não é só em Sergipe.  Falta gestão e também participação efetiva dos trabalhadores, porque eles não têm voz, não tem respaldo. A política da empresa é mentirosa”, afirma.

Mesmo com a informação de que a Petrobrás vai instalar uma comissão para apurar as causas do acidente, ele afirma ser necessário fazer pressão para que a empresa possa garantir a segurança e os direitos dos funcionários. “A Petrobrás corta os direitos, não promove os trabalhadores. Ontem teve um vazamento aqui na central, mas ao invés de apurar, eles estão esperando a engenharia se posicionar se teve algum prejuízo ou não”. E continua. “Tem funcionários que estão com salários atrasados e sem receber vale-alimentação. A empresa diz que não tem condições de pagar. Por causa disso, uma empresa rescindiu um contrato com a Petrobrás. O trabalhador não tem a garantia de receber os seus direitos, não tem plano de saúde e nem segurança”.

Para provar a deficiência da gestão, ele lembra do caso em Alagoas no ano de 2006, quando quatro trabalhadores morreram e tiveram seus corpos cremados em um acidente. “Querem culpar as vítimas. Mas o sindicato teve que mover uma ação na Justiça para que indenizassem as famílias. Até agora estão apurando o caso”, afirma.

O sindicato está levando denúncias aos órgãos responsáveis, como o Ministério Público do Trabalho. Depois de um ato de indignação hoje no bairro Atalaia, amanhã (14) os trabalhadores irão até a Fábrica de Fertilizantes da Petrobrás em Laranjeiras (Fafen). Já neste sábado viajarão a Alagoas para uma reunião com a direção do sindicato em prol da campanha salarial, além de outros pontos de debate, como as mortes dos trabalhadores. Na próxima semana farão mais uma manifestação na unidade da empresa em Carmópolis; na terça-feira (18) voltarão para a unidade em Atalaia; e na quarta-feira se encontrarão na sede da Petrobrás na Rua Acre, bairro Siqueira Campos.

F5 News tentou obter a posição da empresa sobre as acusações de Fernando Borges, mas recebeu a informação de que só quem poderia se pronunciar  é o gerente de comunicação, no momento em viagem.

Lembre

O funcionário de 49 anos da empresa Produman Engenharia (prestadora de serviços à Petrobrás) morreu ao ser atingido pela caçamba de um caminhão basculante na Estação de Produção de Bom Sucesso, localizada no polo petrolífero de Carmópolis (SE), a 47 km de Aracaju. O motorista havia acionado a suspensão da caçamba, quando ela ficou travada. Percebendo algo errado, ele desceu do veículo e foi atingido pela caçamba que despencou, esmagando-o.

Em nota, a Petrobrás informou que lamenta o ocorrido e que as empresas estão prestando toda a assistência à família do motorista. “A Polícia Técnica de Sergipe e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis já foram notificadas oficialmente sobre a ocorrência. A Petrobras informa ainda que instalou uma comissão para apurar as causas do acidente”.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Alisson Basílio
02/01/2026 19h00 Governo de Sergipe investe mais de R$ 15,4 milhões em tecnologia e inovação em 2025
BPRv
02/01/2026 17h35 Perícia é iniciada para apurar incêndio em pátio da BPRv em Aracaju
Mylena Santos
02/01/2026 17h07 Rede municipal de Aracaju inicia período de transferência interna de alunos
Sejuc
02/01/2026 16h08 Casal de idosos é preso ao tentar entrar com celulares em presídio de São Cristóvão
Pixabay
02/01/2026 16h01 Homem é preso após agredir mulher grávida na frente dos filhos em Lagarto
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado