Estudantes discutem meia-entrada com deputados estaduais
Cotidiano 16/08/2012 15h27 |Por Fernanda Araujo
Representantes da União Sergipana dos Estudantes (Uses) discutiram com alguns deputados estaduais sobre o não cumprimento da meia-entrada por parte de alguns estabelecimentos de Sergipe. Eles se reuniram na tarde desta quinta-feira (16) na sala de comissões da Assembleia Legislativa.
O presidente da Uses, Aby Custódio, cobra dos deputados a regulamentação da lei que garante a meia-entrada aos estudantes, idosos, doadores de sangue e professores em locais e eventos pagos. Esses têm direito a pagar a metade do valor estipulado ao público geral para ingressar em eventos culturais, cinemas, entre outros. Porém alguns estabelecimentos, segundo Aby, não cumprem a lei.
“A meia-entrada é nosso direito, mas o que existe é o pagamento único do valor. Deve ser regulamentado para que os que já cumprem continuem cumprindo e os que não cumprem, que passem a cumprir. No Cinemark, por exemplo, a gente apresenta a carteirinha de estudante ou o comprovante de matrícula, mas vira-e-mexe tem problema. Queremos o cumprimento efetivo de todos os estabelecimentos”, afirma.
Aby ressalta também a necessidade de fiscalizações efetivas nos locais, principalmente em eventos de grande porte como o Pré Caju, shows que acontecem na Praça do Mercado Albano Franco e agora o Samba Aracaju, no Miami Hall.
Estiveram presentes na reunião alguns deputados como Ana Lúcia (PT) e Maria Mendonça (PSB). Posteriormente haverá uma nova reunião entre os deputados, estudantes, a Comissão de Educação e a Comissão de Esporte, Lazer e Cultura, além de uma audiência no Ministério Público Estadual.
“Os deputados aceitaram a pauta dos estudantes acreditando que a educação não passa somente em sala de aula, mas também na rua. Aos que compareceram nessa reunião nós parabenizamos, aos que não apareceram foi um desrespeito”, diz Aby.
Foto: cedida pela União Sergipana dos Estudantes
