Enfermeiros esperam alcançar jornada de trabalho de 30 horas
Cotidiano 25/06/2012 21h25 |Por Míriam Donald
Os enfermeiros que compõem a diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE) estiveram reunidos nesta segunda-feira (25) em um café da manhã com parlamentares da bancada federal sergipana em busca do apoio para a votação de um Projeto de Lei (PL) que regulamenta a jornada de trabalho dos enfermeiros de 40 para 30 horas semanais, tanto para o setor público, quanto para o privado. O PL será votado na próxima quarta-feira (27) e está na pauta de votações extraordinárias da Câmara dos Deputados.
De acordo com uma integrante da Diretoria do SEESE, Normaclei Cisneiros, o encontro foi feito para que os deputados fossem sensibilizados à causa. “Gostaríamos que eles pudessem estar juntos com a comissão nacional na frente das 30 horas dando apoio e quem sabe a gente consiga a aprovação de um projeto que está há mais de 10 anos esperando”, diz.
Normaclei ainda explica que não há uniformidade nos horários e escalas. “Temos profissionais que trabalham 44 horas semanais, 40 horas, 36 horas, e o objetivo da categoria é que consigamos chegar às 30 horas semanais para que dessa forma a gente possa prestar uma assistência com qualidade para os nossos usuários e a gente possa chegar à aposentadoria com saúde”, declara.
Segundo ela, há trabalhadores com menos de 10 anos de serviço com várias doenças autoimunes, depressivas e físicas, por conta das noites mal dormidas e excesso de trabalho e, se eles tivessem trabalhadores que fossem valorizados com relação a salário, estariam trabalhando menos e o serviço teria qualidade. “Essa carga horária que nós temos é desrespeito a um vínculo. Quando podemos, juntamos dois empregos e ultrapassamos e muito essa realidade. E é uma realidade da enfermagem como um todo, incluindo técnicos e auxiliares de enfermeiro e todos trabalham com uma carga excessiva por necessidade, não por desejo".
