Emsurb monitora em tempo real os serviços de coleta em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Coleta de lixo
Emsurb monitora em tempo real os serviços de coleta em Aracaju
Cotidiano 27/06/2025 10h44 |


Para garantir mais transparência, agilidade na resolução de demandas e eficiência na prestação dos serviços de limpeza urbana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem ampliando o sistema de monitoramento das atividades operacionais realizadas na capital. Coletas domiciliar, seletiva e de entulho já contam com rastreamento completo, que permite acompanhar os caminhões em tempo real.

O acompanhamento é feito a partir de duas salas de monitoramento: uma localizada na Diretoria Operacional e outra instalada diretamente na presidência da Emsurb. A partir desses centros, é possível visualizar, em tempo real, toda a movimentação das equipes operacionais.

“Contamos com um sistema que permite visualizar em tempo real a localização das pás carregadeiras e dos compactadores. Só na coleta domiciliar, temos atualmente 34 veículos circulando diariamente pela cidade, todos dentro do cronograma. Essa ferramenta nos dá segurança para desmentir informações falsas que, por vezes, são espalhadas dizendo que a coleta não foi realizada. Quando isso acontece, basta verificar no sistema”, destaca o presidente da Emsurb, Hugo Esoj.

Além disso, ele destacou um importante avanço: “O Complexo Santa Maria agora conta com coleta diária, de segunda a sábado. Um avanço importante para a população da região”, reforça.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, também reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços prestados. “Nossa preocupação é com a transparência e a eficiência. A cidade já começa a perceber a diferença. Isso é muito importante, principalmente na limpeza urbana, que impacta diretamente o dia a dia da população”, destacou.

A tecnologia implantada oferece informações detalhadas, como horário de passagem dos veículos, tempo de parada, velocidade e localização precisa. Isso permite responder rapidamente a eventuais denúncias da população sobre falhas no serviço.

“Se um morador informa que a coleta não foi realizada em sua rua, imediatamente acessamos o sistema de rastreamento e verificamos se o compactador passou pelo local, a que horas passou, quanto tempo permaneceu e até a velocidade em que trafegava. Isso porque, se o veículo passa a 40km/h, por exemplo, sabemos que não houve coleta, pois ele apenas passou sem executar o serviço”, explica Carlisson Sampaio, gerente de engenharia da Emsurb.

Além da coleta domiciliar, a Emsurb está em fase de implantação do rastreamento dos serviços de irrigação e do programa Cata Treco, fortalecendo ainda mais o controle e a qualidade dos serviços prestados.

A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com a responsabilidade pública, o planejamento técnico e a melhoria contínua dos serviços urbanos, garantindo mais eficiência e respostas rápidas às demandas da população.

Fonte: PMA

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Karla Tavares
31/12/2025 17h44 Aracaju registra crescimento de 96% nas vendas de pacotes turísticos em 2025
Douglas Sena/F5 News
31/12/2025 17h34 Governo de Sergipe divulga feriados e pontos facultativos de 2026
Ministério da Saúde
31/12/2025 16h12 Órgãos de vítima de feminicídio são doados após cirurgia em Aracaju
Freepik
31/12/2025 15h03 Homem é preso suspeito de estuprar menina no dia de Natal em Poço Redondo
Érico Alves
31/12/2025 15h00 Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira e segue até 30 de junho
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado