Educação Vocal repercute no rendimento escolar das unidades de ensino | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação Vocal repercute no rendimento escolar das unidades de ensino
Cotidiano 23/04/2012 19h27 |


A voz é o principal instrumento de trabalho do professor. Portanto, ter cuidados com a saúde vocal é garantia de uma boa qualidade de vida ao educador e êxito em sala de aula. A Escola Estadual Rodrigues Dórea, que ganhou em primeiro lugar na certificação da Escola Amiga da Voz, conseguiu um melhor comportamento dos alunos em sala de aula e, consequentemente, um melhor resultado no aprendizado. O programa é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), através da Rede Qualivida.

 A professora Maria de Lourdes Lima, que participou das oficinas do programa de educação vocal, ficou muito satisfeita com os resultados. "Agora faço alongamentos assim que acordo, o que tem me deixado mais disposta. Antes de iniciar as aulas faço com os alunos um minuto de silêncio, exercícios respiratórios e tomamos água. Conseguir com isso diminuir o barulho em sala de aula, despertar mais atenção do aluno e acabar com minha roquidão. Foi espetacular", garantiu a professora.

 Os alunos também perceberam os bons resultados com os cuidados com a voz. Por isso a estudante Thaís Regina Santos não dispensa sua garrafinha de água. "Essas mudanças foram ótimas. O barulho em minha escola diminuiu e meus colegas estão mais atentos às aulas. Estamos trazendo nossas garrafas de água e saindo menos da sala. Minhas notas até aumentaram", revelou a aluna.

 Essa também é a opinião de Júlia Silva, que confessou ter mais gosto em ir à escola. "Tenho mais vontade de estudar, estou compreendendo melhor todas as matérias e saindo menos da sala. Assim como meus colegas, trago em minha mochila minha garrafinha de água", disse a estudante.

 Semicírculo

 Um outro fator de relevância que também colaborou para diminuir o barulho e aumentar a atenção dos alunos foi a disposição das carteiras em semicírculo na sala de aula. "Com as carteiras nessa posição, o professor passou a ter uma visão geral da classe. Não precisamos falar tão alto e os alunos ficaram mais atentos e participativos nas atividades da escola", afirmou o professor Paulo Campos Santos.

 O aluno Anderson Lima Junior concordou com o mestre. "Estou com mais disposição para os estudos, escutando melhor o professor e entendendo mais as explicações. Saio menos de sala de aula também, pois trago minha garrafa de água. A escola está muito melhor agora", disse o aluno.

 A professora Tereza Cristina de Melo, diretora do Rodrigues Dórea, declarou que a escola se transformou após a adesão do Programa de Educação Vocal. "Noventa por cento do corpo docente escola aderiu ao programa, e os bons resultados são notórios. O barulho na escola, tanto em sala de aula quanto nos corredores, diminuiu, o rendimento dos alunos melhorou, assim como as condições de trabalho e qualidade de vida dos professores. Todos nós adquirimos agora o hábito de trazer uma garrafinha de água que faz bem para a saúde e contribui para a permanência do aluno em sala de aula", concluiu a diretora.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Marcos Rodrigues
29/12/2025 18h12 Tumulto na presídio de Areia Branca após detento se recusar a transferência
Seasic
29/12/2025 17h49 Seasic inicia entrega dos kits do programa Mãe Sergipana nesta terça-feira, 30
Tânia Rêgo/Agência Brasil
29/12/2025 17h24 Saiba como registrar veículo ciclomotor; prazo vai até quarta-feira
Redes sociais/Reprodução
29/12/2025 16h37 Jovem de 25 anos é morto a tiros no bairro Jabotiana em Aracaju
Redes Sociais
29/12/2025 16h00 Tapumes cercam casa de Marquezine e Shawn Mendes em Alagoas. Veja vídeo
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado