Dia 19 de abril é dia de Logunedé nas religiões afro-descendentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia 19 de abril é dia de Logunedé nas religiões afro-descendentes
Em Sergipe, o orixá é pouco difundido
Cotidiano 19/04/2012 16h30 |


Por Sílvio Oliveira

No dia 19 de abril, fiéis da igreja católica que cultuam Santo Expedito procuram os templos e igrejas para rezarem e pedirem graças ao santo. Em determinadas religiões afro-descendentes, a situação não é diferente nesse dia. É comemorado o dia de Logunedé – orixá pescador e caçador, filho de Oxum e de Oxóssi.

Em Sergipe, a data não é comemorada nos terreiros de candomblés e de umbandas porque o “Orixá Menino” é pouco difundido no Estado e não há nenhum babalorixá ou ialorixá de grande representatividade.

Mesmo assim, o historiador e adepto do candomblé, Andrey Lemos, lembra que pesquisadores apresentam os filhos de Logunedé com características finas, tem probabilidade de serem bonitos e apresentar traços marcantes de Oxum e Oxóssi. “É um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum e a alegria, a expansão de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento”, ressalta.

Dan Aguiar, coordenador do Yaônilé Companhia de Dança, grupo de dança afro que pesquisa e traz para o palco a cultura candomblecista, afirma que Logunedé tem vaidade da mãe e a coragem do pai. Vive metade do tempo na mata e a outra metade no rio. É o orixá da riqueza e da fartura, deus da guerra e da água. “É um orixá menino ou príncipe menino, por conta de ser filho de orixás e lidar com essas forças desde cedo. Dizem que os filhos de Logunedé não andam, pairam no ar”, afirma Aguiar.

Ele explica que cada pessoa tem um orixá regente e que é acompanhado de outros dois (o juntó – orixá de apoio – e o do ano – orixá representado pela data de nascimento), por exemplo uma pessoa pode ser de Oxalá, o juntó é Oxóssi e o orixá de ano é Oxum. “Logunedé nunca vem como juntó ou como de ano. Ele sempre é o principal, o de cabeça. É uma característica do próprio orixá, assim como de seus filhos”, explicou.

Foto: J. Luiz - Olhares

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Marcos Rodrigues
29/12/2025 18h12 Tumulto na presídio de Areia Branca após detento se recusar a transferência
Seasic
29/12/2025 17h49 Seasic inicia entrega dos kits do programa Mãe Sergipana nesta terça-feira, 30
Tânia Rêgo/Agência Brasil
29/12/2025 17h24 Saiba como registrar veículo ciclomotor; prazo vai até quarta-feira
Redes sociais/Reprodução
29/12/2025 16h37 Jovem de 25 anos é morto a tiros no bairro Jabotiana em Aracaju
Redes Sociais
29/12/2025 16h00 Tapumes cercam casa de Marquezine e Shawn Mendes em Alagoas. Veja vídeo
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado