Defesa Civil aponta risco elétrico na sede da Prefeitura de Lagarto
Relatório técnico deve orientar decisão sobre realocação de servidores Cotidiano | Por F5 News 02/12/2025 11h08 - Atualizado em 02/12/2025 12h11 |A sede da Prefeitura de Lagarto poderá ser evacuada nas próximas semanas após uma vistoria da Defesa Civil identificar riscos na estrutura elétrica do prédio. O órgão, ligado à Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), realizou a inspeção na última sexta-feira (28) e prepara um relatório técnico que será analisado nesta terça-feira (2) pela gestão municipal.
As primeiras avaliações indicam a possibilidade de sobrecarga na rede elétrica e risco de incêndio, o que levou técnicos a recomendarem cautela no uso de equipamentos. Segundo o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, há salas em que aparelhos de ar-condicionado já estão sendo desligados por receio de curto-circuito. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e constatou a ausência de medidas ativas e passivas de prevenção contra incêndio e pânico no edifício.
A vistoria teve ênfase na parte elétrica após relatos recentes de falhas e superaquecimento por parte de servidores que trabalham diariamente no local. O prédio, construído no fim do século XIX durante a administração do Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, passou apenas por intervenções superficiais nos últimos anos, sem modernização significativa da rede elétrica, que seguiu se deteriorando.
De acordo com a gestão municipal, a instalação de novos equipamentos tecnológicos intensificou problemas antigos. O prefeito Sérgio Reis afirmou que a prioridade é garantir segurança a servidores e cidadãos que utilizam os serviços no edifício e orientou o secretariado a levantar opções de realocação caso a evacuação seja confirmada após a conclusão do relatório.
