Cooperativa dá destino aos resíduos da construção civil
Empresários do ramo adotam ideia em favor do meio ambiente Cotidiano 10/07/2012 20h13 |Por Adriana Meneses
Pensando em reduzir os danos causados ao meio ambiente por conta dos resíduos da construção civil que são descartados sem qualquer fiscalização, nove empresários do ramo de coleta se reuniram e criaram, há seis meses, a Cooperativa de Tratamento de Resíduos da Construção Civil do Estado de Sergipe.
De acordo com uma das empresarias, Noemi Leite, a ideia surgiu após ser verificado que não havia nenhuma legislação por parte da Prefeitura de Aracaju e de outros municípios sergipanos que fizessem a coleta desse tipo de resíduo e dessem uma destinação correta. “Até hoje é possível constatar que em frente aos locais que realizam obras na construção civil não existem recipientes de coletas. Não existe por parte dos órgãos públicos uma policia de coleta e destinação que é sempre feito por caçambeiros e carroceiros que descartam os restos de construções em qualquer lugar causado danos irreparáveis ao meio ambiente”, observou.
Ainda de acordo com Noemi, a cooperativa que ainda está em fase de aquisição de equipamentos pretende espalhar caixas coletoras nos canteiros de construção civil, descartar o que serve para ser reutilizado em um aterro sanitário e reciclar alguns materiais transformando-os em matéria prima. “Ainda estamos em fase de implantação e aquisição de equipamentos, além de estarmos esperando uma autorização da Adema para remanejar esses resíduos. Com o material que será reutilizado vamos fabricar brita, areia e tijolos recicláveis, que será bom para o meio ambiente e para empresários”, observou.
