Ato conjunto de grevistas movimenta o Centro da cidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Ato conjunto de grevistas movimenta o Centro da cidade
Cotidiano 22/08/2012 13h30 |


Por Elisângela Valença

A manhã de hoje, 22, na Praça Fausto Cardoso, foi marcada por um ato conjunto de diversas categorias estaduais e federais que estão em greve em Sergipe. Marcaram presença entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Esducação do Estado de Sergipe (Sintese), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/SE) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Sergipe (Sintsep/SE).

A ideia do ato conjunto foi de mostrar à população o que realmente está acontecendo com estas categorias e o que elas apontam como intransigência dos governos na ausência de negociação ou na tentativa de desarticular algumas carreiras. Segundo Roberto Silva (foto), diretor executivo do Sintese, aceitar a proposta do Governo de Sergipe é acabar com o plano de carreira dos professores do Estado. “Além de o Governo não pagar o piso nacional, ainda quer aplicar um reajuste de 6,5% e desarrumar o plano de carreira”.

De acordo com o diretor, os professores estaduais estarão amanhã, 23, na frente da Assembleia Legislativa. A presidente do Sintese, Ângela Melo, estará na Comissão de Educação da Assembleia para discutir a atual situação da categoria e pedir aos deputados que não aprovem a proposta de reajuste de 6,5% apresentada pelo Governo. “O que nós queremos é um diálogo democrático sobre a Educação em Sergipe”, disse o diretor.

Edjanária Borges, presidente do Sintufs, informa que a paralisação pode acabar na sexta-feira. “Estamos aguardando o posicionamento dos demais Estados e do comando nacional de greve”, explica. Segundo ela, apesar de os valores de reajuste salarial apresentados pelo Governo Federal não serem ideais, outros pontos da pauta de negociação foram conquistados, como os que tratam do plano de carreira. “Mas o encerramento da greve só será definido na sexta”, reforçou.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
01/01/2026 15h00 Como o contato com sol, mar e natureza fortalece corpo e mente
Ascom SES
01/01/2026 14h00 Saiba quem foi o primeiro bebê nascido em Sergipe em 2026
Joédson Alves/Agência Brasil
01/01/2026 13h00 Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
Freepik
01/01/2026 10h00 Nutri explica por que comer lentilha dá sorte para saúde do intestino
Freepik
01/01/2026 08h00 Pós-festas: como retomar a saúde sem dietas extremas, segundo médico
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado