Assembleia definirá se Correios entram ou não em greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Assembleia definirá se Correios entram ou não em greve
Categoria fará panfletagem no centro de Aracaju, sábado
Cotidiano 09/08/2012 16h45 |


Por Allana Andrade

No próximo sábado (11), a partir das 9h30, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Sergipe (Sintect/SE) fará um ato no Calçadão da João Pessoa, no centro de Aracaju, com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho.

Segundo o secretário-geral do Sintect/SE, Sérgio Lima, várias tentativas de negociação já foram realizadas, mas, até o momento, os pedidos não foram atendidos. “Durante o ato, vamos fazer panfletagem. A assembleia vai definir se vamos ou não fazer uma paralisação de advertência para a empresa”, explicou.

São muitas as reivindicações do sindicato. Dentre elas, a realização de uma audiência pública com o vice-governador Jackson Barreto (PMDB), responsável por indicar os diretores dos Correios, e o fim do projeto de terceirização dos serviços prestados.

O Sintect/SE alega que a nova diretoria trabalha perseguindo os funcionários. “Já teve caso de mortes e muitos pedidos de demissões. Os trabalhadores estão vivendo um assédio moral coletivo todos os dias. A empresa persegue pessoas, pune e faz uma série de exigências, como a distribuição de todas as correspondências sem pagar hora extra. Essa situação está desgastando os funcionários. Entre a vida do trabalhador e a imagem dos correios de Sergipe, vamos optar pela vida”, desabafou.

Com relação à necessidade de contratar novos funcionários para auxiliar no serviço, Sérgio Lima é enfático: “Tem concurso público, é exigência, mas eles não chamam os concursados. Além disso, a empresa está gastando muito com os terceirizados. Um serviço ruim como já tivemos prova. Em Carmópolis, por exemplo, os terceirizados ficaram cinco anos sem distribuir correspondência, porque não têm vínculo nem responsabilidade com os Correios”, afirmou.

A direção dos Correios em Sergipe, por sua vez, assegura que a Diretoria Regional vive um bom momento - atestado por dados concretos. “O sindicato está divulgando informações distorcidas, que não têm sustentação”, afirma o diretor regional, Fernando Jasmim.  Segundo ele, Sergipe subiu no ranking nacional de desempenho depois que a gestão assumiu em 2008. “Sergipe saiu do 25º lugar e passando para o 5º colocado”, afirma.

Ainda de acordo com a direção, no ano passado foram contratados 31 carteiros, 20 atendentes comerciais e sete operadores de triagem e transbordo. Eles foram convocados de imediato, após a realização de um concurso público. Este mês, serão contratados mais 51 empregados, sendo 33 carteiros e 18 atendentes. Com esta nova etapa de convocações, o total de empregados contratados pela empresa em Sergipe, nos últimos quatro anos, atinge 226, o que equivale a 30% do efetivo total da empresa.

Segundo a direção da empresa, casos de demissões e terceirizações não são numerosos, como afirma o sindicato. Ao longo dos últimos quatro anos, foram demitidos apenas cinco empregados. Todos por justa causa: dois por abandono do emprego e os demais por comportamentos incompatíveis com o regulamento disciplinar da empresa.

No tocante à mão de obra temporária (terceirizada), a diretoria regional esclarece que só recorre a esta modalidade de contratação para atender situações sazonais, a exemplo da operação de distribuição de livros didáticos, que ocorre em período determinado. Atualmente, a regional possui 25 terceirizados em todo o estado. Os contratos têm duração de 90 dias.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
01/01/2026 15h00 Como o contato com sol, mar e natureza fortalece corpo e mente
Ascom SES
01/01/2026 14h00 Saiba quem foi o primeiro bebê nascido em Sergipe em 2026
Joédson Alves/Agência Brasil
01/01/2026 13h00 Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
Freepik
01/01/2026 10h00 Nutri explica por que comer lentilha dá sorte para saúde do intestino
Freepik
01/01/2026 08h00 Pós-festas: como retomar a saúde sem dietas extremas, segundo médico
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado