Trump: EUA comandará venda de petróleo da Venezuela “indefinidamente”
Presidente norte-americano afirmou que os EUA estão “se dando muito bem” com o governo interino de Delcy Rodríguez Brasil e Mundo | Por Metrópoles 08/01/2026 11h30 |O presidente Donald Trump disse que espera que os Estados Unidos supervisionem a Venezuela e administrem suas reservas de petróleo por, no mínimo, um ano.
Em entrevista publicada pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira (8/1), Trump afirmou que “só o tempo dirá” até quando os EUA supervisionarão diretamente o país sul-americano.
No entanto, quando questionado se isso significava três meses, seis meses ou um ano, o republicano respondeu: “Eu diria muito mais tempo”.
No sábado, um ataque militar dos Estados Unidos capturou o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Os dois foram levados a Nova York para serem julgados por ligação com o narcotráfico. Delcy Rodríguez , vice de Maduro, assumiu a Presidência interinamente diante do vácuo de poder.
A afirmação do líder estadunidense sobre o domínio dos EUA sobre a Venezuela, dona das maiores reservas de petróleo conhecidas do mundo, ocorre apesar de Rodríguez ter dito logo após a posse que nenhum “agente externo” governa Caracas.
Trump também afirmou que a Venezuela seria “reconstruída de forma muito lucrativa, ressaltando que os EUA estão atualmente “se dando muito bem” com o governo de Rodríguez.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.
